Buraco e sua jaqueira de cem anos

Compartilhe nas redes sociais…

Seu Luís Pereira da Silva tem 72, e já está aposentado há quase 20.  Mas todos os dias vai à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sorte que ele mora bem pertinho, e não precisa gastar dinheiro com ônibus. “Buraco”, como é mais conhecido, tem ocupação voluntária, que considera como missão.  Ele vai sempre à Ufrpe para regar jardim, onde há plantas decorativas e fruteiras.

Entre estas, uma jaqueira que faz questão de destacar, sem esconder o carinho que tem pela árvore. “Mas ela está quase careca”, destaco, mostrando a copa pouco frondosa. “Aos cem, qual é o homem que também não fica?”, indaga, com bom humor. E depois, acrescenta: “Ela ainda frutifica e dá jacas maravilhosas, doces como mel”. “Buraco” é uma pessoa alegre, de bem com a vida e com a natureza. Eu o encontrei em minha caminhada matinal de hoje. O aposentado não perde tempo para conversar.

Depois de cuidar das plantas, me chama em um cantinho. Mostra o busto em bronze em homenagem ao Professor Francisco de Oliveira Magalhães (1936-2010), no mesmo jardim. “Está vendo esse professor, ele deveria ter sido reitor, mas não foi porque era pobre”, conta. Na placa da estátua, informa-se que o docente foi “eleito pelos movimentos sociais”, mas que “não foi empossado pelo Governo FHC”. Depois de um pequeno histórico sobre a carreira de Chico – como era mais conhecido o professor – a placa diz que na sua vida acadêmica, “ele nunca dissociou a militância política da produção de conhecimentos e tinha capacidade de se indignar diariamente contra as injustiças do mundo”. Vai ver que foi por isso que FHC não o nomeou. Pelo que vejo, são dois figurões: “Chico” e “Buraco”, que também merece uma estátua.

 

Texto e Foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Pernambuco tem 585 espécies de aves, e quatro extinções bem recentes

“Vem passarinhar, Recife” entra em sua oitava edição na área verde da UFRPE

Parem de derrubar árvores (499). Mais uma degola na Praça Elvira de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.