Boa Viagem: Primeiros quiosques serão entregues até o final de julho. E no verão?

Fechados durante os piores momentos da crise sanitária e alvo da ação de marginais, os 60 quiosques da orla de Boa Viagem estão com 18 em obras ou com elas já concluídas segundo informa a Prefeitura do Recife, que espera entregar o primeiro lote antes do final de julho. Isso significa que até o final deste mês, apenas seis quiosques estarão concluídos. Não foi informado quantos serão entregues até o verão. Seria interessante se até lá a orla estivesse repaginada.

Pois a situação anterior era essa que vocês observa na foto abaixo. Um horror. A orla da Zona Sul conta com 60 quiosques,cujo plano prevê a intervenção em 10 etapas, com obras acontecendo simultaneamente em seis quiosques em cada etapa. Com um investimento de R$ 8,6 milhões na construção das novas estruturas, as obras estão sendo realizadas em acordo com as exigências da Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR). Os concessionários dos quiosques vinham sofrendo com a ação de marginais e arrombamentos, problema que agravou-se durante o lockdown ditado pela crise sanitária. Eles acham que o novo modelo é mais seguro.

Se a situação dos quiosques da orla já era ruim, com as restrições de acesso à praia devido à crise sanitária, eles ficaram em petição de miséria.

Já era tempo de reformar os quiosques, porque os anteriores estavam em petição de miséria e muitos nem mais telhado tinham, como vocês podem observar na foto central. Uma vergonha, em uma área de interesse turístico. Porém, os novos destoam um pouco do estilo rústico mais esperado em beira de praia, como aqueles com telhados de palha (piaçava). Além do novo modelo, com um outro tipo de coberta, uma das inovações é o aumento do espaço interno de sete para 16 metros quadrados.”Nossa orla é o espaço mais utilizado para lazer no Recife, com 67% dos recifenses reconhecendo que esse é nosso principal ativo de lazer e entretenimento” afirma o Prefeito João Campos (PSB), que esteve no local.

“É por isso que a gente tem que cuidar tão bem da orla do Recife, já que ela é de todos nós”, acrescenta. Os novos quiosques terão tamanho padrão total de 39,8m². “A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade”, informa a Prefeitura, para quem “o sistema de lajes de concreto de alto desempenho vai garantir segurança e durabilidade aos quiosques, além de facilitar a manutenção”.

A acessibilidade está contemplada no projeto – os equipamentos têm previsão de balcão acessível para atendimento de cadeirantes. A PCR assegura que projeto terá “forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade”.  Será? O lote 1 contempla os quiosques 60, 59 e 58, que estão com 100% das obras concluídas. E também o 56, 54 e 44 com obras em andamento, que serão entregues para funcionamento até o final deste mês de julho. Vamos esperar outras intervenções na praia de Boa Viagem como a fiscalização e punição dos produtores de poluição sonora e educação ambiental para ambulantes que teimam  em transformar a areia da praia em lixão.

Leia também
Boa Viagem: novos bancos, novos quiosques mas a mesma sujeira e poluição sonora
Boa Viagem: Letreiro Oxe é repaginado 
Boa Viagem: Relíquias  da década de 1940 à beira- mar são repaginadas
Abandonada na pandemia, Boa  Viagem corre corre atrás do tempo perdido
Boa Viagem ao Deus dará
Boa Viagem é abandonada e quiosques são pilhados
Boa Viagem e nova normalidade: limpeza, silêncio e “paz”
Banho de mar e comércio nos quiosques são liberados
Isolamento deixa areia limpa e sem poluição
Liberadas atividades esportivas
Boa Viagem ainda deserta e sem direito a banho de mar
Boa Viagem abre amanhã mas sem direito a cadeira nem banho de mar 
Cachoeira diverte em Boa Viagem
Boa Viagem tem “Xodó”
Boa Viagem: Asfalto agora tem “dono”
Boa Viagem ganha exposição de fotos
Boa Viagem tem língua negra
Boa Viagem tem esgoto na areia
“Me chama de lagartixa”
O medo do “tubarão” da areia
No feriadão, cuidado com o tubarão
Água no umbigo, sinal de perigo
Boa Viagem ou Bocagrande?
Comer lagosta ovada é não ter coração
Praia do Porto da Barra paraíso urbano
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira sem sair de casa

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (Acervo #OxeRecife) e Edson Holanda (PCR)

Continue lendo

One comment

  1. Que sejam nuito Bem-vindas essas obras na orla de nossa praia. Só espero que haja segurança permanente para que não ocorra o que vem acontecendo em nossa orla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.