Biodiversidade conta com Comitê em PE

Bom  para a natureza. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) acaba de instituir o  Comitê   Técnico-Científico   de   Apoio   ao   Painel   da Biodiversidade de Pernambuco, projeto vinculado ao Programa de Monitoramento da Biodiversidade de Pernambuco – BioEmFoco, que é coordenado pela própria CPRH.

O comitê é composto por vinte membros (dez titulares  e dez suplentes),  que estão distribuídos em seis  grupos temáticos: Ambiente Costeiro-Marinho; Mudanças Climáticas; Proteção à Fauna Silvestre; Proteção à Flora e à Vegetação Nativa;  Etnoconservação e Poluição. A criação do Comitê foi divulgada por meio da Portaria 003/2022, publicada esta semana no Diário Oficial.

O Comité ajudará nas ações para preservar vários ambientes como o costeiro, a Mata Atlântica, os manguezais (foto)

O Comitê vai facilitar o compartilhamento de experiências técnicas e científicas de ações para a conservação e a preservação da biodiversidade dos serviços ecossitêmicos e à Vegetação Nativa;  Etnoconservação e Poluição. O colegiado prestará apoio técnico à criação e à implementação dos módulos vinculados ao Painel de Biodiversidade de Pernambuco, que tem como objetivo ações voltadas para o monitoramento da biodiversidade do território pernambucano. A participação do coordenador e  dos membros especialistas no   Comitê   Técnico-Científico   de Apoio   ao   Painel   da   Biodiversidade   de   Pernambuco   será considerada serviço público relevante, não sujeito à remuneração, segundo informa a CPRH.

De acordo com a Agência, a atuação do Comitê se dará  como   uma   comissão externa de aconselhamento e orientação consultiva, explicou a gerente de Monitoramento da Biodiversidade da CPRH, Patrícia Tavares. Veja quem são os membros titulares do comitê:  Simone Ferreira (UPE), João Lucas Leão Feitosa (UFPE), Hernande Pereira da Silva (UFRPE), Mirco Solé Kiende (UESC/Bahia), Bruna Martin Bezerra (UFPE), Moacir Santo sTinoco (UCSC/Bahia), Yuri Marinho Valença (CPRH),  Isabelle Maria Meunier (UFRPE), Ulisses Paulino (UFPE) w Simone de Almeida (UFRN).

Leia também
Cprh recebeu 12.696 animais em 2029
Cprh investiga poluição em Suape
Cprh se muda para empresarial
Começa primeira expedição para remover o coração sol que ameaça os nativos
COP 26, Paulo Câmara promete recuperar mil nascentes de rios
Prefeito destrói área protegida e pede acordo
Prefeito destroi área protegida. Pode?
Crime ambiental em Maracaípe.  Prefeitura de Ipojuca é multada
Prefeitura de Ipojuca joga esgoto em Porto de Galinhas e é multada
Que absurdo contra a natureza
Loteamento em mata protegida
Reforço para proteção de matas
Não deixe a Mata Atlântica se acabar
Turismo predatório vai ter limite em Pernambuco
Recife tem novo Comam. Isso vai mudar?
Vamos defender o meio ambiente?

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.