Biblioteca móvel: 32 mil leitores

Compartilhe nas redes sociais…

Adoro livros. Para mim, ler é tão necessário quanto comer.  Junto da minha rede tem sempre um cestinho com alguns, que alterno a leitura, dependendo do estado de espírito. Para cada momento, um livro, claro. Por esse motivo, gosto sempre de ressaltar as iniciativas de estímulo à leitura. E, nesse caso, o Sesc está sempre aprontando ações que considero bem positivas. É que além daquelas que aproximam os escritores do público – com encontros que circulam o Brasil – a instituição também leva livros a locais onde não há bibliotecas. Ou se existem, não são suficientes. Por todo esse mês, a BiblioSesc vai circular na Região Metropolitana do Recife, oferecendo o empréstimo de livros.

E é tudo de graça. Não se paga nem para fazer a inscrição. A BiblioSesc é uma biblioteca adaptada a um caminhão baú, com um acervo de mais de 3 mil exemplares. São títulos de literatura brasileira, infantil, juvenil, política, de culinária e de artes, além de biografias, viagens e turismo, gibis, jornais e revistas à disposição para leitura. A BiblioSesc foi criada há 13 anos.

Nesse período, já foram emprestados cerca de 32 mil livros. E em 2019, a soma já chega a mil. Na quinta (14), a carreta esteve na comunidade de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no horário das 9h às 15h. Na próxima segunda-feira (18), a biblioteca vai ao Carrefour do Cabo de Santo Agostinho. E depois: Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape (no dia 20); e Praça do Pilar, em Itamaracá (21). Nos dias 25 e 26, o projeto segue, respectivamente, para a Fábrica da Tramontina, no bairro da Várzea, e para o Ceasa, no Ibura, Recife. Por fim, volta ao Estaleiro no dia 27 e Itamaracá em 28 de março.

 

Pode parecer estranho que a biblioteca ambulante passe apenas um dia em cada cidade pois, muitas vezes, pegamos um livro com 600 páginas, que não temos terminar em 24 horas. E aí vem o melhor: em média, as pessoas podem ficar duas semanas com os livros que tomaram emprestado. É que depois a carreta volta, para recolher o que deixou. Para fazer o empréstimo de livro, é necessário apresentar uma foto 3×4, além de um documento de identificação e o comprovante de residência para a confecção do cartão de usuário do Sesc, realizada no próprio local. No Estado, duas unidades móveis percorrem as cidades oferecendo ao público o acesso às publicações. Então, quem mora nesses lugares, é bom ficar de olho. Vai chover livro por aí…

Leia também:
Você tem fome de quê? De livros
Leitura às cegas para quem não vê
Os pequenos escritores do Recife 
Ação do Sesc já arrecadou 50 mil livros
Vem aí: troca-troca de quadrinhos 
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Troca-troca de livros: bom para o bolso
Ilustrações de livros infantis no Sesc

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ Sesc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.