Quem curtiu o pastoril e outros folguedos típicos dessa época, tem chance de reviver os velhos tempos dessas manifestações natalinas neste final de semana, durante o espetáculo Bandeira do Divino – Uma Festa para Todos, que será apresentado no Teatro Santa Isabel às 20h do sábado (14/12), e às 17h do domingo (15/12). A iniciativa é do Conservatório Pernambucano de Música, que dá mais um brinde ao público, entre tantos bons espetáculos e concertos com os quais presenteou a população do Recife durante todo o ano. A encenação é gratuita.
“O espetáculo natalino narra a jornada do pastoril de forma peculiar, apresentando, além das canções tradicionais do folguedo, novenas, boi de natal, cavalo marinho, galante, guerreiro, entre outras danças e músicas do ciclo natalino brasileiro, além de clássicos da música popular brasileira”, informa o CPM. “O espetáculo foi feito para que as pessoas conheçam melhor nossa cultura, e para que os outros que já viram, voltem para apreciá-la”, diz o Maestro José Renato Acioly.
“Tenho ouvido depoimentos dos avós e dos pais das crianças quanto a este resgate e é muito legal perceber este ciclo”, acrescenta. Ele rege a Orquestra de Câmara de Pernambuco ()CPE) e está no comando musical da apresentação. A direção cênica é de Quiercles Santana. Bandeira do Divino revisita o universo dos folguedos presentes no Brasil e apresenta a história do pastoril de uma forma muito peculiar. Há a fusão do erudito com o popular de uma maneira muito bonita. Aliás, buscamos isso em muitas das nossas produções ao longo do ano. É um espetáculo que nos honra muito porque envolve professores da casa, alunos e nossos projetos sociais. É o nosso presente natalino”, afirma a gerente geral do Conservatório, Roseane Hazin, idealizadora de outras iniciativas de sucesso, como o Projeto Música no Palácio e Sextas de Música.
No repertório do espetáculo estão reunidas músicas da tradição de Natal do Nordeste, com exceção daquela que o batiza, Bandeira do Divino, famosa na voz do cantor Ivan Lins. Mas mesmo esta canção não aparece em sua versão cotidiana. Ao receber arranjos para coro e orquestra, criados por Sérgio Campello, líder do SaGrama, e um dos diretores do espetáculo, a música acaba em frevo, fazendo a ligação com as raízes nordestinas e pernambucanas. Interessante é que o palco será dividido com crianças e músicos adultos com formação popular e erudita.
Leia também:
Olha! Recife: Natal no rio e no asfalto
Cantata natalina no Recife Antigo
Eu Amo o Natal: inscrições abertas
Ganhe um réveillon de graça com orquestra e tudo
Saiu o resultado do Eu Amo o Natal
Atenção, brincantes do Ciclo Natalino
Queima da Lapinha é domingo. Vamos?
Um Natal por um Recife mais feliz
Natal para sempre no Santana
Natal Cultural, Baile do Menino Deus e Natal para Sempre
Natal Cultural com Beatles e Cordel
As lembranças do Natal em fotos
Luzes da Cidade no Olha! Recife
Que tal dar artesanato de Natal?
Presentes de Natal baratinhos
Garotada que faz bonito no Natal
Feliz Natal, Recife
Pastoris fazem a festa no Recife
Pastoril é sonho de infância e razão de viver de Dona Lourdes
Queima da Lapinha no Dia de Reis
Pastoril e frevo na Queima da Lapinha
Pastoris fazem cortejo
Véio Mangaba no Santa Isabel
Cantada com frevo de bloco na Várzea
Fábrica de brinquedos do Noel Festa de arromba na Vila 7
Roteiro natalino em BRT iluminado
Olha! Recife no BRT Cais do Sertão
Olha! Recife visita cinco museus
Olha! Recife: roteiro sobre o Dom da Paz
A face maçônica e religiosa do Recife
SERVIÇO:
Cantata Natalina “Bandeira do Divino – Uma Festa de Todos”
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quando: Neste sábado (dia 14 de dezembro), às 20h, e domingo (dia 15 de dezembro), às 17h
Quanto: Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo
Informações: (81) 3355-3323
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ CPM