O ano mal teve início, e a bagunça já começa a incomodar na praia de Boa Viagem. Apesar dos esforços da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), carroças voltam a estacionar em cima das calçadas, tomando o espaço que é de direito do pedestre. Ainda bem que as que observei são a exceção da regra que ocorria antes o tempo todo, e em grandes proporções. E o estacionamento toma conta dos dois lados da Avenida Boa Viagem.
Como se sabe, a permissão para estacionamento é em toda a faixa da esquerda, na Avenida que fica à beira-mar. Ao longo da faixa à direita, que margeia a ciclovia, há reentrâncias no calçadão, que permitem que os banhistas deixem lá seus automóveis. Nessas pequenas áreas, onde estacionar é permitido, há espaços reservados até para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência.
O problema é que, no último domingo, pouco depois do encerramento da festa de réveillon, nada disso era respeitado. A Avenida ficou com as duas faixas que margeiam as calçadas, transformadas em estacionamentos. Tanto a da direita (o que é proibido), quanto a da esquerda (o que é permitido). E a desordem terminou atrapalhando o trânsito.
No domingo ensolarado, não se via viaturas da CTTU (Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos), que devem ter passado a madrugada na fiscalização do movimento da festa de fim de ano. Resultado: carroças sobre as calçadas, carros estacionados nas duas faixas laterais aos meios fios e até o trecho destinado ao estacionamento de táxis estava tomado por automóveis particulares. Como se isso não bastasse, em vários trechos da praia havia som ligado com volume muito alto. De doer nos ouvidos e para espantar turista. Se a moda pega… #OxeRecife
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife