Muito legal que crianças acompanhem a reintrodução de animais à natureza. Ficam aprendendo sobre os prejuízos que sofre a Mãe Terra, quando prendemos, por exemplo, os passarinhos. Pois hoje foi assim, quando 36 alunos de escolas públicas do município de Araçoiaba participaram da soltura de 65 animais silvestres. E será também amanhã, terça, quando haverá evento igual em São Lourenço da Mata, que também fica na Região Metropolitana.
Em Araçoiaba – a 70 quilômetros do Recife – os animais foram liberados na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Entre os bichinhos que voltaram à vida selvagem, encontram-se 48 pássaros, 16 cágados e uma serpente caninana (Spilotes pullatus). Os pássaros são espécies comuns ao Bioma Mata Atlântica:sabiá-laranjeira, sabiá-de-coleira, sabiá-branca, papa-capim, canário-da-terra, sangue-de-boi, tito-tico-de-bico-preto, entre outras. Já os cágados são das espécies cágado-de-barbicha e cágado-do-nordeste. Os animais foram soltos em área de mata da Usina São José, que fica em Igarassu, dentro da APA. Os estudantes são do Ensino Fundamental, e pertencem às escolas Dom Pedro I e Helena Petribu, que ficam naquele município. Antes da soltura, a meninada participou de uma roda de conversa sobre Educação Ambiental.
Os estudantes receberam informações sobre a importância da preservação das matas, dos mananciais e do respeito aos animais silvestres, além da crescente necessidade de evitar o desperdício de água, o que é muito bom já que as gerações anteriores não se preocuparam muito com a preservação dos recursos naturais, tanto que nossos rios estão quase todos poluídos. Depois, passaram a soltar os animais junto com os biólogos Cinthia Lima e Yuri Valença, ambos da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). Todos os animais soltos passaram por acompanhamento e/ou reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Cprh. A iniciativa faz parte das comemorações da Semana da Água. Até sexta haverá atividades diárias para sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente.
As atividades prosseguem na terça (19), às 9h, com nova soltura de animais silvestres, agora em área do Engenho Quizanga, em São Lourenço da Mata, também na Região Metropolitana. Haverá, ainda, jogo ambiental Pesque e Pense, no Espaço Ciência, e o esquete teatral Água! E eu com isso?, no auditório da Compesa. Já às 20h30, na Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque, no Cabo de Santo Agostinho, será movimentada uma oficina para elaboração de materiais didáticos sobre o Refúgio da Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú.
Leia também:
Crianças na reintrodução de animais
Cprh resgatou 13.406 animais em 2018
Animais repatriados para Pernambuco
Jabutis trintões vão voltar à natureza
Animais silvestres de volta à natureza
Papagaio passa 25 anos na gaiola mas vai voltar à natureza selvagem no Sertão
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Cprh
