Agora vai. Em obras desde março do ano passado – a previsão era que ficasse pronta no carnaval de 2025 – a Avenida Mário Melo deverá ser entregue no início do segundo semestre, segundo a Prefeitura do Recife. Aliás, já tem até data, segundo a Emlurb: 30 de junho. Como já estamos em maio… a conclusão dos serviços deve estar bem pertinho. Ainda bem, pois a espera tem sido longa, para quem precisa utilizar a via para chegar no centro da cidade.
O projeto contempla não apenas a requalificação da pavimentação mas também a substituição integral do sistema de drenagem pluvial. É que durante a execução, a equipe técnica identificou “a influência significativa das marés como um fator adverso à continuidade dos serviços, especialmente nos trechos mais baixos da via”. Resultado, a elevação do nível da água comprometeu a produtividade. Como medida mitigadora, foram adotados turnos de trabalho nos horários de maré baixa, até mesmo quando esses ocorriam à noite, ou em domingos e feriados.

Mas aí houve um novo problema. O início do período de chuvas contribuiu com a prorrogação do prazo de conclusão do serviço de implantação da camada de rolamento no trecho em que foi substituído o antigo sistema de drenagem. De acordo com o Prefeito, o novo sistema de drenagem sob a via se estende da altura da Avenida Cruz Cabugá até a Rua da Aurora, chegando na bacia do Rio Capibaribe. “Essa foi a parte mais complexa”, diz o Prefeito. Deve ter sido por conta dessa “complexidade”, que o custo da obra subiu dos R$ 5,6 milhões para R$ 6,4 milhões. Será que esse número ainda vai subir?
A obra contou com a substituição dos antigos tubos de concreto com diâmetros de um metro por canaletas de concreto armado com dimensões internas de 2,12 m x 2,12 m, totalizando uma extensão de 522 metros. Vamos ver se serão suficientes para evitar alagamentos, durante épocas de chuvas fortes. Até o momento, foram concluídas: a substituição completa do sistema de drenagem existente; execução da base e sub-base no trecho com nova drenagem; e a requalificação da camada de rolamento da faixa oposta da via. Estão em andamento a execução da camada de rolamento no trecho com nova drenagem; reconstrução da ciclovia (demolição da antiga e execução de nova em concreto); e a recuperação dos passeios com revestimento em pedra portuguesa. A Avenida Mário Melo passa por bairros como Boa Vista e Santo Amaro.
Leia também
Avenida Mário Melo, até quando? Emlurb garante conclusão até o carnaval
Praça alegre e colorida, na Avenida Mario Melo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Edson Holanda / PCR