Avenida Imbiribeira ganha árvores

Compartilhe nas redes sociais…

Uma das inóspitas do Recife, a Avenida Mascarenhas de Morais, mais conhecida como Imbiribeira, vai melhorar de cara. É que aquela movimentada via da Zona Sul vai ganhar 415 mudas de árvores nativas. As primeiras foram plantadas na última sexta-feira, no canteiro central da avenida. O trecho beneficiado tem seis quilômetros, e fica entre a Ponte Motocolombó e o Aeroporto Internacional dos Guararapes. A iniciativa também assinala o Dia da Árvore, cujas comemorações se estendem pela semana.

“Essa é uma iniciativa de plantio diferenciada que visa combater as ilhas de calor em área de fluxo intenso”, afirma Bruno Schwambach, Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Ele espera que a iniciativa proporcione conforto térmico na área, além de melhorar sua paisagem. O plantio ali decorre de parceria com a Ademi-PE. “Nesse projeto, nós identificamos grandes corredores com ilhas de calor, levantamos o potencial existente no local para receber plantas e deflagramos uma ação de grande porte com o objetivo de aumentar o verde na área”, detalha ele.

Vêm sendo plantadas espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau-Ferro, Sibipiruna, e Ipê (roxo, rosa e branco). As mudas usadas na iniciativa têm mais de dois metros de altura, como determina o Manual de Arborização do Recife. A medida busca aumentar o grau de sucesso dos plantios na cidade, onde cerca de 30 por cento das mudas plantadas pela Emlurb não sobrevivem. Na Mascarenhas de Moraes, a previsão é que o trabalho seja concluído no final de outubro.

O  projeto parceiro entre a prefeitura e a Ademi-PE teve início em março e prevê espalhar um total de duas mil novas árvores em diversos espaços públicos. Na verdade, trata-se de forma de compensar os estragos feitos pelo avanço da especulação imobiliária.  “Para as construtoras, essa é uma ação importante porque conseguimos viabilizar uma compensação mais rápida, mais fácil, um processo mais eficiente junto à prefeitura”, diz o Secretário. Tomara que plantem mais e mais árvores, nesses tempos em que a motosserra insana age tanto no Recife, onde as árvores decepadas já se integraram à  paisagem da cidade. Precisamos, pois, de muito mais verde.

Leia também:
Boulevard, árvores e ilhas de calor
Recife vai ganhar 2000 árvores
Compensação pela selva de concreto
Compensação pelo arboricídio
Selva de concreto ganha compensação
Selva de concreto, árvores e mutirão
Parem de derrubar árvores (130)

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins/ Divulgação/ PCR

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.