Aula de bom gosto no Santa Isabel

 Aula de bom gosto no Santa Isabel

Compartilhe nas redes sociais…

Me perdoem a expressão e nem encarem como puxação de saco. Mas eu acho simplesmente arretado, esse tal desse Projeto Concertos para a Juventude. É muito salutar que haja essa preocupação de aproximar as crianças da música erudita, da mesma forma que temos a obrigação de aproximá-las dos livros. Do jeito que é a pressão da mídia, com tanta oferta de gosto duvidoso, é importante que sejam educados os ouvidos de nossa meninada. Nota dez para essa iniciativa. Nessa terça, a partir das dez horas, tem mais uma edição.

E é claro, o cenário não poderia ser outro: o Teatro de Santa Isabel, patrimônio histórico da cultura brasileira, vira sala de aula. E isso é outra coisa boa, porque, principalmente nos bairros populares, há estudantes que nunca entraram na mais tradicional casa de espetáculos do Recife. O Projeto Concertos para Juventude é ação de formação de plateias para a música erudita, oferecida aos estudantes e jovens do Recife. Aliás, do Recife só não. Mesmo o Projeto sendo oferecido pela Prefeitura do Recife, as escolas de todos os municípios da Região Metropolitana podem se inscrever. Será que os prefeitos têm sensibilidade para motivar as escolas municipais sobre o bom gosto musical?

De parabéns, o Maestro Marlos Nobre, que é o titular da Orquestra Sinfônica do Recife, e autor e coordenador da iniciativa. Todos os meses, a aula prática acontece na véspera do concerto oficial da Orquestra. Na aula deste mês, os jovens poderão conhecer um pouco mais sobre duas grandes obras: a Sinfonia 41 e Júpiter, ambas do compositor e pianista austríaco, Mozart. Será executada também a clássica abertura fantasia de Romeu e Julieta, do compositor russo Tchaikovsky. O Maestro ainda usa o tempo para falar dos compositores, de suas histórias, e os grandes feitos. Participar é fácil. É só fazer o agendamento via Secretaria de Cultura do Recife, pelo telefone 33553323. O “aulão”  pode ser para escolas públicas ou privadas.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:  Daniel Tavares / Divulgação / PCR

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.