Qual o sessentão, setentão ou oitentão que nunca se atrapalhou ao ter que manipular um telefone celular, um tablet ou um computador? Não são poucos aqueles que, criados nos tempos da datilografia e das câmeras analógicas que resistem à tecnologia, cada dia mais avançada e cheia de novidades. Foi pensando nesse público que a Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu ofertar um curso gratuito para ajudar os “coroas” a desenrolarem o uso de aplicativos que hoje são necessários até para transferir dinheiro no banco, pedir táxi ou mesmo comida. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas.
A novidade foi anunciada pelo Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB). O curso “Noções de Tecnologia para a Terceira Idade” é direcionado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência com celulares ou computadores. “O objetivo é contribuir para integrar o idoso à sociedade por meio da informática e de seus recursos”, informa a Alepe. Os “alunos” aprenderão a baixar aplicativos e conteúdos, a usar o computador para gerenciar e-mails e abrir sites e também poderão tirar as dúvidas mais frequentes sobre equipamentos eletrônicos.
Também terão noções para que possam se defender de golpes virtuais, tão comuns nos dias de hoje. “A Alepe vem buscando se aproximar cada vez mais da sociedade, facilitando o acesso dos cidadãos aos seus direitos e aos serviços públicos que garantam mais dignidade”, diz Medeiros. Ele lembra que a Escola do Legislativo vem dando importante contribuição nessa área, principalmente no período pós-pandemia, quando os serviços digitais passaram a ser mais demandados.
Só ficou uma dúvida. Como as aulas serão remotas, ministradas pelo sistema Google Meet, será que os “analfabetos” em tecnologia vão conseguir entrar, de cara, no Google Meet? Tomara que consigam sim, contem com a ajuda dos filhos e netinhos. As aulas serão com professor e bacharel em administração da Unicap, Marcondes de Souza. Ao todo, serão quatro encontros, de duas horas por dia cada um. O horário será de 15h às 17h, nos dias 18, 19, 25, 26. Inscrições gratuitas no site: https://linktr.ee/escoladolegislativope.
Fotos: Alepe / Divulgação