Por conta de toda essa confusão dos últimos dias – falta de transporte, escassez de combustível e outros problemas provocados pela greve dos caminhoneiros, não haverá passeios do Olha! Recife no final de semana. Mas na próxima quarta-feira, terá sim. E as inscrições já estão abertas, no site do programa de sensibilização turística do município (www.olharecife.com.br).
Dessa vez, o local escolhido é a Rua do Imperador, a mais antiga do bairro de Santo Antônio, de acordo com o livro Arruando pelo Recife, de Leonardo Dantas Silva. Ali, ficam a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1702), O Gabinete Português de Leitura (fundado em 1851, embora esteja funcionando em prédio datado de 1812), a sede do Arquivo Público Estadual, instalado na antiga cadeia pública do Recife (1731). Todas essas datas, “filei” do jornalista e historiador.
Ao extremo sul da Rua do Imperador, fica a Praça 1817, na qual está a Igreja do Divino Espírito Santo (1642). A Rua do Imperador, infelizmente, está muito degradada, inclusive suas calçadas. Mas vale a pena visitar algumas relíquias de nossa arquitetura, com direito a conhecer melhor a sua história. Ali pertinho, fica a sugestão do #OxeRecife, para quem quiser “espichar” o passeio: o Cais do Imperador, onde a tarde pode terminar com um bom café, de frente para o Rio Capibaribe. O ponto de encontro será às 14h da quarta, em frente ao Paço do Frevo.
Leia também:
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Manuel Bandeira no Olha! Recife
Olha! Recife tem rio, museu e teatro
Cidade assombrada no Olha! Recife
Aurora e Santa Cruz no Olha! Recife
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
