As novas cores da Rua da Aurora: Manoel Quitério, a francesa, artistas de rua e o Aurora das Estrelas

 As novas cores da Rua da Aurora: Manoel Quitério, a francesa, artistas de rua e o Aurora das Estrelas

Compartilhe nas redes sociais…

Manoel Quitério, sempre ele…  O artista pernambucano que vive deixando as ruas do Recife mais alegres – pintando até as famigeradas caixas metálicas de operadoras de telefonia – acaba de fazer mais uma intervenção com sua arte urbana, dessa vez na Rua da Aurora. Foi nessa via, aliás, que ele implantou o Projeto Aurora das Estrelas, no qual transforma moradores de rua em artistas urbanos. É que o artista os chamou para que, juntos, possam pintar espaços públicos. A última intervenção acaba de ocorrer.

É que por conta de intercâmbio Brasil e a França, Manoel Quitério, conectou  Loraine Motti (nascida em Lyon, na França), com artistas locais e pessoas sem teto para pintar a quadra de esportes da Rua da Aurora, uma das mais icônicas do Recife. E que, em toda a sua extensão, fica ao lado do Rio Capibaribe (foto abaixo). A ação dos artistas contou com apoio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, que doou as tintas. “Acreditamos na arte como instrumento de transformação social e iniciativas assim são muito importantes para a inclusão social e a requalificação dos espaços urbanos da cidade”, afirma o secretário executivo de Inovação Urbana, Marcos Toscano. A ação também teve apoio do Recentro, escritório criado pelo Prefeito João Campos (PSB) para cuidar dos sempre abandonados bairros de Santo Antônio e São José.

A arte ocorreu no piso da quadra de esportes da Aurora. E teve como mote os Jogos Olímpicos, que serão sediados em Paris, em 2024. Mas também exalta temas essenciais como igualdade de gênero, diversidade e inclusão social através das cores, formas e texturas. “A nossa ideia é reforçar o espaço urbano como um lugar seguro para todo mundo, principalmente para as mulheres. Eu vejo a arte urbana como uma forma de promover a cultura de paz”, ressalta Manoel Quitério. “Improvisamos os desenhos já nos primeiros dias com Manoel e tudo foi assim, muito espontâneo. Parte por parte, foi uma boa experiência porque todo mundo se ajudou. Havia pessoas em situação de vulnerabilidade social e esse intercâmbio foi super enriquecedor”, conta a artista francesa Loraine.

O Aurora de Estrelas é um projeto que promove a integração social através da arte, levando pessoas em situação de rua a colorir espaços da cidade. Quinze pessoas participaram da pintura da quadra esportiva da Rua da Aurora. As atividades do projeto incluem capacitação, roda de conversa e arte terapia, além do cachê e acolhimento amplo que envolve defesa aos direitos básicos e suporte no processo de saída das ruas.  Abnamir Célio da Silva, 37 anos, ex-morador de rua, faz parte do Coletivo Aurora de Estrelas há três anos. Ele afirma que redescobriu um talento da infância, que estava adormecido e como terminou encontrando sua verdadeira identidade.

“Eu gostava de desenhar quando era menino e esse dom ficou guardado. Quando conheci o Aurora de Estrelas, foi muito importante porque eles me resgataram e perceberam em mim um artista que eu não sabia que existia. Depois de um tempo eu vim aceitar essa nova posição. Hoje eu sou um artista”.

Tomara que a Aurora fique bem bonita. Ela merece. Infelizmente as intervenções que vêm ocorrendo se limitam ao trecho entre os bairros de Boa Vista e Santo Amaro, justamente aquele ocupado hoje por espigões e condomínios de luxo. A parte histórica e com edifícios ainda preservados permanece abandonada. Infelizmente! Veja mais informações sobre a Rua da Aurora nos links abaixo.

Leia mais
Guarda municipal interrompe ação de grafiteiros
Arte urbana: Depois de incidente com Guarda municipal, passe livre para os grafiteiros
Calma, gente. O caranguejo não saiu da Aurora, só mudou de toca
Caranguejo gigante voltou ao seu lugar
Festa Mangue 30 é adiada
Flagrante de furtos na Aurora
Aurora: Obra sem ética nem estética
Rua da Aurora começa a mudar
Projeto da Rua da Aurora não contempla o lado da Boa Vista. Só Santo Amaro
Sessão Recife Nostalgia:  Rua da Aurora, Sorveteria Gemba e Cine São Luiz 
Aurora vai ganhar novas áreas de lazer e pista de skate
Galo mudou de “galinheiro” e foi pichado
Aurora de Estrelas para moradores de rua da Aurora
Parem de derrubar árvores (na Rua da Aurora)
Parem de derrubar árvores (45)
Lembram do fícus da Rua da Aurora?
Fícus assassinado tem reposição
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Risco de travessia na Rua da Aurora
Urbe-se movimenta a urbe recife e Rua da Aurora
Aurora dos carnavais na Rua da Aurora
Quando a Aurora vira Aurore
Aurora Dia e Noite, uma lady
Parem de derrubar árvores (45)
Lembram do ficus da Aurora?
Ficus assassinado tem reposição
Parem de derrubar árvores (na Rua da Aurora)
Detonadas as margens do Capibaribe
Estátua de Ariano no chão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Dondinho / Uanne /PCR

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.