Às escuras, parada de ônibus no Derby é convite para ação de marginais

Compartilhe nas redes sociais…

A gente sabe que os abrigos de ônibus do Recife deixam muito a desejar. Tirando os mais modernos, a maior parte deixa os usuários do transporte público ao léu, sob a chuva ou com o quengo torrando sob o sol. Uns não possuem bancos, outros oferecem dificuldades de acesso a  pessoas com deficiência (PCDs), e há uns em que os bancos quase encostam no chão. Mas esse daí da foto tem outro problema: o breu.

Imaginem aguardar o ônibus em um abrigo às escuras, em uma cidade onde a sensação de insegurança é muito grande. Aliás, cada vez maior. Se os assaltos a pedestres ocorrem à luz do dia, imaginem com o ambiente às escuras. A falta de iluminação pública só serve mesmo para facilitar a ação de marginais. E não é preciso ser especialista em segurança pública para se saber disso. Mas parece que nossas autoridades pensam o contrário.

Esse abrigo às escuras fica na Praça do Derby, onde o movimento é grande, felizmente. Mas o excesso de gente não é suficiente para garantir a paz de pessoas que esperam o ônibus. Nem com gente, os marginais  deram trégua. No início da noite de terça-feira houve aí uma tentativa de assalto e correria. Felizmente o malandro, armado com faca, não conseguiu consumar o crime por completo. Quem testemunhou o breu e a sua consequência, foi o repórter fotográfico Genival Paparazzi, que é morador do Centro, e passava no local no momento da confusão.

Indignado, como usuário que é de transporte público, nessa quarta à tarde ele apelou para “Boca no Trombone”, da Rádio Jornal, em que a população envia sua queixa às autoridades. “Na Praça do Derby, depois das 17h, começa a movimentação com as pessoas indo para casa, mas a Praça está no escuro. Ao lado da parada do BRT, na calçada, à direita de quem vem no sentido subúrbio cidade, uma escuridão imensa, os caras roubando de faca na mão, especialmente bolsas de mulher. É assalto demais e muito perigoso. A Prefeitura precisa passar lá botar nem que seja uma gambiarra, para que as pessoas não fiquem no escuro.” É, como disse o radialista  Tony Araújo, ao saber do problema:

“As pessoas estão correndo um risco medonho, pois sem iluminação pública, a área vira um prato cheio para a bandidagem”.

Quem responde pela iluminação dos abrigos do do Recife? A Neonergia, a Prefeitura ou o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano? Com a palavra, o responsável pelo “apagão” no local.

Leia também
Centro do Recife: escuridão, abrigos de ônibus e assaltos na longa espera
Paradas de ônibus: passageiros ficam expostos a sol, chuva e longa espera
Parada de ônibus na Praça da Independência obriga o passageiro a se arriscar
Vândalos não respeitam presente nem passado, danificando Ponte D’ Uchoa e abrigos de ônibus
Sofrimento na espera do ônibus

Abrigos de ônibus se transformam em guarda volumes
Já era tempo.Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados na Região Metropolitana
Cadê o respeito à vida humana? Cobertas de abrigos de ônibus estão desabando
Abrigo de ônibus: desconforto e riscos
Cadê o respeito aos cadeirante?
Cadê a sinalização? E o respeito à vida?
Demandas urbanas: abrigos de ônibus oferecem riscos aos passageiros
Passageiros reclamam de abrigos sujos 
O Recife leva banho de Salvador no quesito limpeza
Difícil ser pedestre sem correr risco
Assim não dá: Calçada com buracos e lixo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

One comment

  1. Já que os Jornais Impressos e Digitais, e de Rádio e TV não podem comentar o inferno que é viver no Recife e Área Metropolitana, vou aproveitar mais uma vez o Recife alagado, sujo, fétido e em completo abandono para chamar a atenção das autoridades, sem citar o nome para não ser processado por atacar a Democracia e o Amor, eles podem tudo, destruir a Cidade, Assaltar os Cofres Públicos e não podem ser acionados, a culpa é do povo, e se falar vai preso, e agora vem um cara da China para calar as Mídias é que a censura vai ser eternizada. Algumas anotações das últimas horas em nossa Cidade.
    1. Hoje pela manhã procurando uma TV que falasse a situação caótica do Recife a apresentadora diante das reclamações dos cidadãos ilhados e com suas casas invadidas pela água lamentou e disse que não tem a quem reclamar, fiquei pasmo, oficializaram que não temos Prefeito e nem Governador e que somos Governados por ETS Urbanos, Viajantes e Dançantes.
    2. Nas Graças Assalto é Festa Diária, invadiram um Restaurante em plena tarde e ameaçaram matar todo mundo, e se andarmos nas ruas parece filme de terror, temos que andar pelo meio da rua já que entre as árvores, bem armados com moto ou bicicleta sempre estará uma amigo da Democracia e do Amor a querer nos assaltar, a Praça dos Três Poderes com suas Universidades de Fora das Leis parece que tem Ensino à Distancia, todos querem roubar o que resta do salário do bolso do cidadão, quando não roubam a vida, a violência é grande, as Igrejas estão vazias todo mundo com medo de andar pelas Graças.
    3. Roubo de Fios nas Graças agora é Oficial, carros param até na contramão e descem com dezenas de homens fardados e sem crachás e começam a arrancar fios e até atingirem transformadores e nos deixarem sem energia ou sem Internet como passamos ontem em algumas ruas. Nesta semana em plena Avenida Rui Barbosa um Táxi do Interior estava parado quase em frente ao TRE e desceram cinco pessoas fardados e com escadas e começaram a roubar fios, e nem uma Guarda da CTTU passou para multar o Taxista do Interior, uma verdadeira organização criminosa tomou conta das ruas do Recife roubando fios e de farda e tudo, e haja falta de Energia ou perda de Internet. Temo se Lula descobrir, ele além do cara da China que vem para calar o povo brasileiro aproveite esses roubos de fios para desligar a Internet de vez, ou estamos diante de um Golpe de Estado Organizado e temos que ficar roubados e calados.
    4. Para finalizar, hoje as Tvs mostraram o Canal do Fragoso em Olinda novamente inundado e invadindo as casas dos Cidadãos que pagam Impostos e que desde a década de 80 do Século passado aquela Obra do Canal foi iniciada e que até hoje nunca terminaram, mas, haja festinhas de foice e martelo e carnaval em Olinda comemorando os festivos democráticos defensores de Ditaduras Comunistas falando que a Cidade é Patrimônio da Humanidade, que Humanidade ?? Já foram ver o Canal do Fragoso por mais de 40 anos em Obras e vocês se elegendo mentindo para o Cidadão?? Se as Instituições de Fiscalização de Obras Públicas fossem Respeitáveis e Confiáveis, pelo menos, os últimos 15 Prefeitos de Olinda estariam respondendo por Crimes contra o Erário Público e dos Direitos Humanos e Abandono da Cidade Patrimônio, aquilo em Administração Pública em uma Nação séria seria caso de Prisão dos Administrador Público por Gestão Criminosa e Temerária, aqueles Cidadãos já estariam recebendo do Município por Perdas e Danos em suas Vidas e em suas Famílias .
    E se formos falar do resto que a Mídia esconde vou preso e minha Família fica sem se alimentar ou viver nesta “Democracia e Amor” onde a Constituição do Brasil é uma Lenda que ficou na História, imaginem vocês que ainda conhecem de Leis e da História da República, hoje quem faz as Leis não é o Legislativo, que Democracia é essa ????

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.