Árvores nativas contrabandeadas

Como se não bastassem as árvores “erradicadas” (na verdade, derrubadas mesmo) das ruas e praças do Recife, tem gente por aí acabando com as de nossas matas nativas. Hoje mesmo, Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh) anunciou a apreensão de toras de ipê, cupiúba e amarelo aqui em Pernambuco.

Foi em operação conjunta da Companhia Independente Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e  da fiscalização florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A apreensão foi na noite de sexta-feira, mas a informação só chegou hoje à imprensa. A mercadoria ilegal estava no município de Primavera, Mata Sul do Estado. Além das árvores assassinadas, o Cipoma e a Cprh ainda apreenderam o quê? Uma motosserra insana, claro, destas que a gente vê matando as árvores do Recife.

Foram apreendidos o veículo, a madeira e a máquina assassina. O dono do caminhão foi multado em R$ 3 mil. Ou seja, R$ 100 por cada tora. A madeira estava sendo transportada sem o  Documento de Origem Florestal (Dof), que indica a procedência, necessário para que se comprove tratar-se de desmate autorizado. Agora, seguirá para doação pela CPRH, entre as instituições que fizeram solicitação à Agência.  Parem de derrubar árvores.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh/ Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.