Foi água que não acaba mais: 120 milímetros, segundo a Prefeitura, entre a manhã do domingo e a desta segunda-feira. Ou seja, nestas 24 horas, choveu o equivalente ao esperado para onze dias de chuva, já que a média histórica de abril chega a 326 milímetros. No período, quatro árvores caíram total ou parcialmente. Atenção: Se estiver caindo alguma ou algum galho, perto de sua casa, acione o 156. Para cuidar das árvores, a demora é grande. Mas para efetuar o corte ou a erradicação, em situação de risco grave, o atendimento até que é rápido.
Mas fique de olho e mobilize sua comunidade, para evitar que a árvore seja totalmente erradicada sem necessidade, como ocorreu recentemente na Estrada do Encanamento, no Parnamirim. Há duas semanas, um galho grande caiu, mas ao invés de ser removido apenas o pedaço que atrapalhava o trânsito, toda a árvore foi arrancada. Na última quinta-feira, caiu uma na Rua Piauí, no bairro de Casa Forte, nos jardins do Centro Médico Senador Ermírio de Morais. Mas aí não houve jeito. Teve de ser retirada toda mesmo e o muro derrubado foi erguido provisoriamente com tapumes.
A árvore tombou a menos de cem metros de distância de uma outra que caiu na Av. Dezessete de Agosto, no dia 6 de junho do ano passado, e cuja resposição não foi feita até hoje. Quanto ao trabalho para minorar os efeitos do temporal, entre domingo e ontem, nada menos de 885 profissionais foram mobilizados em toda a cidade, especialmente nas áreas de trânsito, onde 22 semáforos deram problema, entre os 641 existentes no Recife. Também houve ação de drenagem e monitoramento de áreas de risco, para minimizar os efeitos da chuva. Caso seja necessário, acione a Defesa Civil do Recife, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h. Segundo a Prefeitura, 6.480 servidores estão trabalhando na Operação Inverno.
Leia também:
Parem de derrubar árvores (28)
Parem de derrubar árvores (23)
Parem de derrubar ávores (40)
Parem de derrubar árvores (6)
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife