Árvores em risco com a chuva

Compartilhe nas redes sociais…

Foi água que não acaba mais: 120 milímetros, segundo a Prefeitura, entre a manhã do domingo e a desta segunda-feira. Ou seja, nestas 24 horas, choveu o equivalente ao esperado para onze dias de chuva, já que a média histórica de abril chega a 326 milímetros. No período, quatro árvores caíram total ou parcialmente. Atenção: Se estiver caindo alguma ou algum galho, perto de sua casa, acione o 156. Para cuidar das árvores, a demora é grande. Mas para efetuar o corte ou a erradicação, em situação de risco grave, o atendimento até que é rápido.

Mas fique de olho e mobilize sua comunidade, para evitar que a árvore seja totalmente erradicada sem necessidade, como ocorreu recentemente na Estrada do Encanamento, no Parnamirim. Há duas semanas, um galho grande caiu, mas ao invés de ser removido apenas o pedaço que atrapalhava o trânsito, toda a árvore foi arrancada. Na última quinta-feira, caiu uma na Rua Piauí, no bairro de Casa Forte, nos jardins do Centro Médico Senador Ermírio de Morais. Mas aí não houve jeito. Teve de ser retirada toda mesmo e o muro derrubado foi erguido provisoriamente com tapumes.

A árvore tombou a menos de  cem metros de distância de uma outra que caiu na Av. Dezessete de Agosto, no dia 6 de junho do ano passado, e cuja resposição não foi feita até hoje. Quanto ao trabalho para minorar os efeitos do temporal, entre domingo e ontem,  nada menos de 885 profissionais foram mobilizados em toda a cidade, especialmente nas áreas de trânsito, onde 22 semáforos deram problema, entre os 641 existentes no Recife.  Também houve ação de drenagem e monitoramento de áreas de risco, para minimizar os efeitos da chuva.  Caso seja necessário, acione a Defesa Civil do Recife, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h. Segundo  a Prefeitura, 6.480 servidores estão trabalhando na Operação Inverno.

Leia também:
Parem de derrubar árvores (28) 
Parem de derrubar árvores (23)
Parem de derrubar ávores (40)
Parem de derrubar árvores (6)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.