Artesãs em nova loja: “Arte Delas”

Às vezes você precisa presentear alguém, mas tem dificuldade para achar uma coisinha simples, com bom preço e criativa. Agora isso ficou mais fácil. E você ainda beneficia artesãs do Recife, algumas das quais enfrentaram dificuldades na pandemia. É que o Plaza Shopping, que fica em Casa Forte, acaba de inaugurar uma lojinha colaborativa, a Arte Delas, com trabalhos de mulheres da Rede de Artesãs do Recife,  que são atendidas pela Secretaria da Mulher da cidade.

As peças passaram por curadoria do Centro de Artesanato de Pernambuco. A iniciativa resulta de parceria entre a Prefeitura, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), a Decoração para Você e o Plaza Social que promove atividades na área de responsabilidade socioambiental em vários eixos de atuação, como a educação e formação profissional, voluntariado corporativo, apoio a grupos e instituições, saúde, cidadania e compromisso com o meio ambiente.

Espaço colaborativo, a loja “Arte Delas”, no Plaza Shopping, em Casa Forte, vende artesanato feito só por mulhares.

O Plaza nada cobrou pela ocupação da lojinha, que contou com a decoração feita pela Decoração pra Você, empresa afetiva e feita exclusivamente por mulheres. Ao todo, a Arte Delas está reunindo o trabalho de 24 artesãs, entre roupas, bijuterias, crochê e biscuit, comidas e objetos de decoração. Além de estimular a cadeia produtiva, a ação vai proporcionar às artesãs a experiência de ter uma loja física, atendimento ao cliente, reposição de produto e fechamento de caixa, por exemplo. Todas as artesãs foram selecionadas para comercializarem na loja através de uma curadoria feita pelas secretarias da Mulher e da Cultura. O Centro de Artesanato de Pernambuco, gerido pela AD Diper, foi mais um importante parceiro que, além de participar da curadoria, financiou o projeto.

Ao participarem da Rede de Artesãs do Recife, as mulheres têm acesso e informações sobre feiras de artesanato, cursos, organização produtiva e gestão de negócios. Além de garantir estandes nas feiras, a secretaria também acompanha as mulheres. Apesar da suspensão das feiras devido à pandemia, 25 novas artesãs foram cadastradas nos últimos meses. A  Rede de Artesãs do Recife possui  388 mulheres inscritas. Shirley Pontes, de 48 anos, uma das artesãs selecionadas, afirmou que sempre gostou de artesanato, desde criança .  “Amo o que faço, por isso minhas peças são únicas, inspiradas na cultura do Nordeste. Faço bijuterias e acessórios de biscuit, cerâmica plástica e feltro. Desde dezembro do ano passado, por conta da pandemia, não participo de feiras. Estou muito agradecida pela oportunidade de participar de uma loja dentro de um shopping center. Sei que lá teremos mais visibilidade e valorização. Estou muito ansiosa e eufórica para voltar a ter contato com as pessoas e assim vender os meus artesanatos”, contou, animada.

Leia também

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Daniel Tavares /Divulgação /PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.