O Recife já tem Circuito dos Baobás, da Poesia, das pontes, dos templos religiosos, dos Pátios das Igrejas. Pois a partir de hoje ganha mais um. É o Circuito dos Megamurais, que será lançado a partir das 18h, no Teatro do Parque com entrada gratuita.
Haverá show de Zé Brown, e exibição documentário que conta a história por trás dos painéis que conferem atualmente um novo colorido ao Recife. O documentário também fala dos artistas que falam dos oito painéis que passam a compor o roteiro, cujos detalhes serão explicados logo mais na cerimônia.
Caso você não vá ao Teatro do Parque na noite dessa quarta-feira (17/7), fique de olho nos megamurais que integram o Circuito, e que foram beneficiados no Edital “Recife Cidade da Música”, lançado pela Prefeitura do Recife. O mundo está cheio de exemplos em que intervenções com arte urbana valorizam bairros esquecidos, que passa até a se transformar em pontos turísticos.
No Recife, veja quais são os murais do Circuito, respectivos endereços e artistas responsáveis. Alguns dos prédios, possuem mais de um megamural, o que é muito curioso. Casos dos edifícios Guiomar e Rostand, ambos no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Portanto, prepare as pernas e os olhos. Mas deixe para contemplar a arte urbana, quando estiver parado. Pois o centro do Recife está repleto de calçadas assassinas. E se você olhar para cima enquanto anda, corre o risco de levar um tombo, torcer o pé ou até fraturar algum osso. Nesta semana, inclusive, estou com uma amiga convalescendo de queda em calçada traiçoeira. Ela precisou até de cirurgia É mole?….. Então, todo cuidado é pouco ao olhar para o alto. Abaixo, os megamurais do circuito.
1- Nossa rainha já se coroou, 2023. Por Nathê Ferreira (@natheferreira) e Fany Lima (@ste_fanylimma). No Edifício Almirante Barroso, Rua do Riachuelo, 189, Boa Vista.
2- RecifeMeu Amor, 2023. Por Marquinhos ATG (@marquinhosstg). No Edifício Santa Apolônia, Av Conde da Boa Vista, 311.
3 – Naná Vasconcelos, Sinfonia e Batuques, 2023. Por Miacaela Almeida (@micaelaiv). No Edifício Guiomar, Rua Princesa Isabel, 165, Boa Vista.
4 – A Rua cria e a cidade dança, 2023. Por Vários Nomes (@variosnomes). No Edifício Guiomar, Rua Princesa Isabel, 165, Boa Vista.
5 – Raízes Mestras do Coco, 2023. Por Ianah (@ianah_) e Bubu (@buburban). No Edifício Rostand, Av. Conde da Boa Vista, 569, Boa Vista
6 – O Rei é rua, 2024. Pelo Osmo Crew, coletivo de dez artistas. Também no Edifício Rostand, no mesmo endereço acima.
7- O som nasce na semente, 2024. Por Galeria Lama e Acorde a Floresta, através dos seguintes artistas: Yony Seres (@yonyseres) e Priscila Avelim (@priscila.avelim). Fica no Edifício Líbano, Rua do Hospício, 859, Boa Vista
8 – Ritmo e Poesia, 2024. Pela PixeGirls. No Edifício Garagem Central (Rua da Saudade, s/n, Boa Vista)
9 – Raiar do Pife, 2024. Por Max Motta. No EDifício Garagem Central, Rua da União
Leia também
A arte urbana urbana vai mudar a realidade do sempre esvaziado centro do Recife?
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação