Hoje tem mais uma edição do Projeto Concertos para a Juventude, iniciativa que o #OxeRecife tem a maior simpatia. Até porque as novas gerações são bombardeadas com músicas de péssima qualidade, no rádio, na televisão, nos shows. Então, nada como formar novas plateias para a música clássica, antes que crianças e jovens esqueçam que ela existe. A mais nova edição do Projeto é na manhã de hoje, entre 10h e 11h. E, como sempre acontece, será no Teatro Isabel, o mais tradicional e bonito de nossa cidade.
O projeto foi criado pelo titular da Orquestra Sinfônica do Recife, o maestro Marlos Nobre, para reduzir a distância entre a música erudita e as jovens plateias. E também para promover um encontro entre pernambucanos de todas as idades e um dos mais antigos, bonitos e importantes teatros do país. No repertório desta terça, Georges Bizet e Johannes Brahms. Bizet será lembrado com Carmem, cujo prelúdio que inicia a ópera se tornou peça favorita de abertura de programas sinfônicos do mundo inteiro. Em seguida, a Primeira Sinfonia em 4 movimentos de Brahms, compositor alemão, e emblemático do romantismo europeu do século 19.
Antes e depois de cada peça, o programa contemplará também um produtivo bate-papo sobre cada autor e cada peça, além de explicações e demonstrações do papel de cada instrumento no volume sonoro de uma orquestra. Com isso, Marlos Nobre pretende motivar a meninada para a música erudita, mostrando o seu sentido e a sua história. As apresentações do Projeto Concertos para Juventude são mensais e acontecem sempre no dia anterior ao concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. A aula-concerto é gratuita, e é iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Para participar, é necessária apenas a inscrição prévia, pelo telefone: 3355-3323. O Programa Concertos Para a Juventude atende escolas públicas e particulares.
Serviço:
Concertos para Juventude
Data: Terça-feira, 22 de agosto
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Informações: 3355-3322
Texto: Letícia Lins / #OxeRecifeFoto: Daniel Tavares/ Divulgação/ PCR