O “fimde” foi animadíssimo no Recife. Teve até encontro do Galo da Madrugada (PE) com o Cordão da Bola Preta (RJ), que estão entre os maiores blocos carnavalescos do mundo. Pois no no decorrer desta semana o que não falta é festa na capital do frevo. Opção gratuita de diversão tem por todo lado.
Entre os dias 26 de janeiro e 1 de fevereiro, o calendário carnavalesco oficial oferta 16 prévias gratuitas, que incluem concursos, ensaios de maracatus e afoxés, e encontro de blocos líricos, entre outras atividades. Destaque para o belíssimo “Aurora dos Carnavais” (foto acima), que em 2026 acontece por dois dias. E destaque, também, para o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, uma inovação que deve ser reverenciada. Primeiro, pela visibilidade dos grupos culturais que sempre fizeram o nosso carnaval. Segundo, porque a iniciativa termina dando oportunidade a turistas para que conheçam o quanto é diversificado o nosso carnaval pernambucano, já que a Secretaria de Cultura tem convidado agremiações não só do Recife, como de outros municípios para participar desses cortejos. Que outro carnaval do Brasil possui tantas manifestações como o pernambucano? Vamos lembrar alguns: blocos líricos, blocos de frevo de rua, troças, clubes de frevo, clubes de bonecos gigantes, maracatus (de baque solto e de baque virado), afoxés, caboclinhos, tribos de índios.
Temos, ainda, bois, la ursas, papangus, caretas, caiporas. Ou seja, um carnaval caleidoscópico, que “endoida” todo turista. Alguém conhece outro, assim tão rico em manifestações da cultura popular? Não é à toa, portanto que em publicações especializadas como livro “Um passeio pelo patrimônio imaterial brasileiro” (Tino de Freitas, Quereres Edições), no qual Pernambuco aparece como o estado que consta como campeão em número de manifestações culturais incluídas pelo IPHAN no livro de registro do Patrimônio Imaterial Brasileiro. Muitas delas são manifestações carnavalescas.

Veja a programação a partir de hoje, para ir se agendando:
26/01 – Segunda – Concurso de Porta Estandarte – 18h – Pátio de São Pedro
Segunda etapa do concurso de Porta Estandarte, a etapa irá reunir os concorrentes a Porta Estandarte, Porta Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira. As evoluções são acompanhadas de grupos musicais e orquestras nos ritmos que ditam cada apresentação. Ou seja, bloco de pau e corda, bateria de escola de samba e etc.
27/01 – Terça – Terça Negra Especial – 19h – Pátio de São Pedro – Esta será a primeira Terça Negra especial de 2026. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. Durante esse período, movimento a carnaval, o projeto ganha duas edições. No dia 27, as atrações serão DJ Baloo, Afoxé Ylê de Egbá, Ocado do Canal, Edún Àrá Sangô e Caetana. A próxima delas acontecerá no dia 10 de fevereiro.
27/01 – Terça – Ensaio Tumaraca – 18h – Bongi – Dando prosseguimento aos ensaios abertos para o Tumaraca, o grupo Voz Nagô se reúne ao Maracatu Nação Almirante do Forte, cuja sede fica situada à Rua estrada Velha do Bongi, 1319 – Bongi.
28/01 – Quarta – Ensaio Tumaraca – 18h – Mangabeira. Os baques do trovão das alfaias do Encanto da Alegria irão animar os espectadores sob o comando de Mestre Felipe Tavares a partir das 18h. O evento, que contará com a participação do Voz Nagô, acontecerá no Largo da Mangabeira.
28/01 – Quarta – Concurso de Passistas – 18h – Pátio de São Pedro – O Concurso de Passistas celebra a leveza, a técnica e a expressividade de quem mantém o frevo vivo e em movimento nas ruas da cidade. Nesta primeira etapa, a categorias abrangem infantil, Juvenil 1 masculino e 2 feminino, Adulto feminino e Passista Folião masculino.
29/01 – Quinta – Concurso de passistas – 18h – Pátio de São Pedro – Dando prosseguimento ao segundo dia do concurso, neste dia os competidores irão disputar as categorias infantil, Juvenil 1 feminino e 2 masculino, Adulto masculino e Passista Folião feminino.
29/01 – Quinta – Ensaio Tumaraca – 18h – Largo da Bomba do Hemetério – O grupo Voz Nagô se reúne aos integrantes do Maracatu Nação Raízes de África para afinar tambores para o espetáculo Tumaraca. O evento acontece na Rua Córrego do Bombeirense, 89 – Bomba do Hemetério.
30/01 – Sexta – Circuito Leda Alves de Cultura Popular – 17h – Cais da Alfândega Durante as prévias, os cortejos acontecerão a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h em diante nos sábados e domingos, reunindo mais de 20 agremiações a cada dia. Agremiações da Região Metropolitana também são convocadas. Nas prévias, o cortejo fará o seguinte percurso: a concentração será no Cais da Alfândega e seguirá pelas ruas Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal.
30/01 – Sexta – Ensaio Coletivo – Tumaraca – 18h – Praça do Arsenal – Nações Raízes de África, Estrela Dalva, Almirante do Forte, Encanto da Alegria e Raízes de África se reúnem na Praça do Arsenal para o segundo dos três ensaios coletivos para o Tumaraca.
30/01 – Sexta – Final – Rei e Rainha do Carnaval 2026 – 18h – Pátio de São Pedro – Finalíssima do Concurso do Rei e da Rainha do Carnaval do Recife.
31/01 – Sábado – Aurora dos Carnavais (Primeira Etapa) – 16h – Rua da Aurora – O evento reúne blocos líricos na Rua da Aurora, no Centro do Recife, em uma celebração que exalta a sensibilidade, a poesia e a tradição do frevo de bloco. O encontro transforma um dos cenários mais emblemáticos da cidade em palco para vozes, estandartes e melodias que preservam a memória afetiva do Carnaval recifense, valorizando essa expressão singular da cultura popular pernambucana.
31/01 – Sábado – Circuito Leda Alves de Cultura Popular – 15h – Cais da Alfândega
31/02 – Sábado – Ensaio Tumaraca – 18h – Pina – O grupo Voz Nagô se reúne ao Maracatu Nação Encanto do Pina, regido por Mestra Joana, para ensaiar para o Tumaraca. O encontro acontece na Rua Oswaldo Machado, 504 – Pina.
01/02 – Domingo – Aurora dos Carnavais (segunda etapa) – 16h – Rua da Aurora
01/02 – Domingo – Circuito Leda Alves de Cultura Popular – 15h – Cais da Alfândega
01/02 – Domingo – Ensaio Ubuntu – Encontro de Afoxés – 17h – Pátio de São Pedro
Leia também
Livro: Pernambuco é campeão em manifestações culturais registradas pelo IPHAN
Bairro do Recife tem hoje desfiles de 20 agremiações e “Eu acho é pouco”
Galo, Cordão da Bola Preta, bois, maracatus, afoxés, caboclinhos e frevo
Sexta-feira movida a maracatus, blocos líricos e Elba Ramalho. Tudo grátis
2026: Carnaval do Futuro tem diversificado circuito da cultura popular em 2026
Pátio de São Pedro tem encontro de baques de caboclinhos e índios
Prepare o look do carnaval ajudando o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC
Alegoria gigante do Galo da Madrugada vem como suporte à saúde mental
Começam ensaios do Tumaraca, encontro de maracatus do tipo nação
Carnaval inclusivoo: abertas inscrições para rei e rainha do carnaval para PCD
Programação gratuita no Paço do Frevo com Spok e Silvério
Quase invisível nas ruas, Siri na Lata completa 50 anos com festa no Paço Alfândega
Prévias de rua do Recife tem até do Galo com o Bola Preta
Domingo de repertório do carnaval romântico com Coral Edgar Moraes
Maracatu Rural Cambinda Brasileiro ensina música e coreografia a jovens
Tradicional Queima da Lapinha movimenta o Centro. Depois é carnaval
Dia de Reis tem Queima da Lapinha no centro, na Casa da Rabeca e Várzea
Protesto, cortejo natalino, orquestra sinfônica e “Mexe com tudo” no Recife
Aos cem anos, o Bloco Madeira do Rosarinho é o homenageado do carnaval 2026
Carnaval: Prefeitura do Recife abre prazo para inscrição de propostas artísticas
Carnaval virou disputa para marcar território (político) entre João e Raquel
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife; Bruno Campos (PCR)

O Aurora dos Carnavais concentra o melhor dos blocos líricos, com muita poesia.
A programação que antecede o carnaval é intensa e até contribui para um esvaziamento do público no período momesco,quando muita gente que já curtiu as prévias parte para as praias…