Se os moradores do Poço da Panela e bairros vizinhos se organizaram para implantar o chamado Jardim Secreto, no bairro de Apipucos existe m jardim secretinho. Ele fica nas esquina das ruas Othon Bezerra de Mello com a Governador Seabra. Também está à margem do Rio Capibaribe, e não foi tão planejado nem discutido como o que a comunidade está tentando viabilizar, no Poço.
O secretinho era um terreno baldio, onde a própria população improvisou balanços, utilizando pneus de carros, nas árvores centenárias à beira do Capibaribe. Como o que se pretende construir, no Poço, o de Apipucos também tem área igualmente demarcada. Enquanto o primeiro já está pré-traçado com pedras de granito, o segundo foi organizado, também, com pneus, para “marcar” igualmente o território.
Conheço esta área desde o ano passado, quando fui a uma sementeira que fica por ali. A sementeira, que é particular, vai até a beira do rio. O jardim era bem cuidado, capinado e utilizado por crianças da comunidade. Mas na terça-feira estive lá outra vez. E não gostei do que vi. O jardim está abandonado, com o capim crescendo, nem se vê mais os elementos decorativos no meio do matagal. Não havia uma só pessoa no local, para dar informação. Quem sabe, no verão, a situação volte ao que era antes.
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife