Aos 50, jabutis retornam à natureza

Compartilhe nas redes sociais…

Até hoje tem gente que tem mania de ter jabuti no quintal. Mas o quelônio é animal silvestre e, portanto, é crime ambiental mantê-lo em cativeiro. Felizmente, as pessoas começam a se conscientizar da importância da entrega voluntária de exemplares da espécie.

Foi o que aconteceu com Romeu e Julieta, que esta semana foram entregues à Agência Estadual do Meio Ambiente, Cprh. O casal, com meio século de existência, possui três filhotes de quatro anos. Eles estavam com a publicitária  Cibele Ferreira das Neves, residente em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife.

Cibele contou que  recebeu os jabutis piranga (Chelonoidis carbonarius) de um vizinho idoso, há cerca de uma década. Na época, seu então vizinho lhe informou que os animais estavam em seu poder há 40 anos. Cibele se afeiçoou aos animais, mas mesmo assim decidiu entregá-los à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). Os  quelônios estão no Cetas Tangara, em Aldeia, onde serão preparados para o retorno à natureza, e também à introdução dos filhotes que nasceram em cativeiro.

Leia também:
Prótese de casco em 3D salva jabuti
Jabutis: superstição e entrega
Cágado de barbicha deixa cativeiro
Plásticos viram vilões de tartarugas
Jabutis repatriados para Pernambuco 
Ninhos de jabutis achados no Sertão

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh/ Arquivo #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.