Andrea Tom: Cores, tons, formatos da cenografia carnavalesca do Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Com trabalhos expostos no Brasil e no exterior, e autora dos icônicos pássaros da série Revoada – espalhados por cidades como Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa e Paris – a artista visual e figurinista Andrea Tom é quem assina a decoração do carnaval do Recife, em 2025. A partir das fotografias de Chico Barros, a artista aplicou recortes, colagens e dobraduras feitas manualmente, criando 24 obras exclusivas para a cenografia do Carnaval. Ela uniu seus elementos decorativos às manifestações culturais e personagens que as fazem, no Recife. Assim, pássaros e folhagens em diversos formatos, convivem  com figuras do maracatu rural, do maracatu nação, dos blocos líricos, da La Ursa e outros folguedos tão comuns na maior festa popular do Recife.

Ela partiu do tema “Carnaval do Recife. É gente”, para estruturar sua arte em torno de quatro conceitos: Gente é feita para florescer; Gente é feita para brilhar; Gente é feita para amar; Gente é feita para ser livre. Para dar forma a essa ideia, Chico Barros fotografou brincantes icônicos da folia, como Dona Zenaide Bezerra, passista de frevo; Mestre Teté, do Maracatu Nação Almirante do Forte; Marron Brasileiro, cantor e compositor; Aelson da Hora, Mestre do Boi Faceiro; Tiago Ferreira, do Bacnaré; Mestre Anderson, do Caboclinho Carijós; Cristina Andrade, do Urso Cangaçá, entre outros. A partir dessas imagens digitalizadas e com trabalho manual, compôs a cenografia carnavalesca da cidade. Com o convite da Prefeitura do Recife, Andrea vê sua arte ganhar escala monumental, espalhando-se pelas ruas, palcos e pontes da capital pernambucana, na verdade uma extensão da conexão entre arte e espaço urbano, que iniciara em 2020 durante a pandemia. Foi quando criou a série Revoada, composta por pássaros, simbolizando liberdade, movimento, transformação.

Com uma carreira consolidada, Andrea já expôs em galerias como Número, no Recife, e Nova Banca, em Lisboa. Também assinou murais no Teatro Casa da Ribeira, em Natal (RN), e no café da Christal Galeria, no Recife. Suas obras são comercializadas pela Galeria Marco Zero, mas seu grande desejo sempre foi ver sua arte interagindo com o espaço urbano e o público de forma espontânea. No Carnaval do Recife, esse sonho se concretiza. “É uma alegria imensa transformar a energia do Carnaval do Recife em arte, celebrando aqueles que fazem a festa acontecer. Que cada cor e traço inspire amor, brilho e emoção nesse Carnaval!”, conclui a artista.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Chico Barros e  Alonso Laporte / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.