Em pleno Outubro Rosa – evento mundial que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – nada como lembrar que além dos exames de rotina, não custa nada tentar uma boa alimentação, como forma de evitar os diversos tipos de câncer. O foco no de mama, no entanto, tem sua razão de ser, pois é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo.
No nosso país, o câncer de mama responde por quase 30 por cento dos diagnósticos atualmente registrados. O câncer, seja ele qual for, é provocado por diversos fatores, seja genético, endócrino ou até comportamental, como explica a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia. “Um dos agravantes da frequência da doença é a má alimentação, que ocasiona muitas vezes, o sobrepeso e a obesidade”, diz.
De acordo com a especialista além de contribuir para a manutenção do peso e a prevenção da doença, alimentos naturais como frutas e verduras possuem fibras, vitaminas, minerais e diversos substâncias que podem atuar no combate aos radicais livres, protegendo o DNA. “É importante fazer a ingestão destes alimentos diariamente”, ressalta.
Já o consumo regular de preparados gordurosos, salgados e enlatados pode favorecer o aparecimento da doença. Michelle aconselha evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presuntos, entre outros. Também é interessante evitar hortaliças contaminadas com agrotóxicos, dando preferência a comprar em feirinhas de produtos orgânicos, que são muitas aqui no Recife.
Veja algumas dicas da especialista, quanto à alimentação e a relação com a prevenção do câncer.
Confira:
- Frutas vermelhas – como framboesa e amora, contêm antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malignas.
- Romã – contêm ácido elágico, um antioxidante que ajuda a inibir a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas.
- Melancia, Morango e Tomate – são frutas ricas em licopeno que protege as células do nosso organismo contra os radicais livres, além de ser também responsável por estimular o sistema imunológico.
- Uva – rica em flavonoides que podem retardar o crescimento de células malignas no organismo.
- Cenoura – rica em carotenoides, que atuam no combate aos radicais livres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.
- Brócolis – contém sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário.
- Soja – Rica em fitoestrógenos que atuam como protetores contra o câncer de mama.
- Ervas e especiarias como pimenta preta, curry, salsa, manjericão, orégano e açafrão são ricos em antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória auxiliando na prevenção do câncer de mama.
- Chá-verde – contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer.
- Linhaça – É fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama.
- Cogumelos – Contém antioxidantes que auxiliam na prevenção da doença.
- Azeite de oliva, abacate e castanhas são gorduras boas com propriedades anticancerígenas.
A farinha branca, o arroz branco e o açúcar são gatilhos para mudanças hormonais que podem provocar o crescimento de células cancerígenas. Sempre que possível troque esses alimentos por suas versões integrais.
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife