A Aliança Francesa Recife está completando 75 anos em 2021. Para marcar a data, abre espaço para seis artistas mulheres, que foram selecionadas pelo coletivo Aurora de Estrelas. Elas irão expor suas artes nos muros do entorno da casa que abriga a sede da AF, com a temática Mulheres por mulheres, sete décadas de história. A exposição, aberta ao público e gratuita, é promovida pela Aliança Francesa Recife em parceria com o Consulado da França no Recife, e pode ser conferida a partir de hoje na sede da AFR, na Rua Amaro Bezerra, 466, no Derby.
O coletivo Aurora de Estrelas é uma organização que promove inclusão social através da arte e ajuda pessoas em situação de rua a se reconectarem com suas trajetórias pessoais e profissionais. Na lista de artistas confirmadas para a pintura coletiva estão: Rayana Viana (Rayo); Nathália Ferreira (Nathê); Sarah Nazareth; Clara Moreira; Priscila Lins; e a multiartista, Cigana. Em diálogo com a Aliança Francesa Recife, a Secretaria da Mulher do Recife sugeriu nomes de mulheres com histórias marcantes na cidade que podem servir de inspiração às artistas.
Com mais de sete décadas de presença no Recife, a Aliança Francesa acompanhou a transformação da cidade e testemunhou a evolução das sociedades brasileira e francesa. Ao longo desses anos, o espaço foi ponto de encontro de intelectuais locais e formou milhares de alunos na proficiência da língua francesa. “Sempre promovemos o intercâmbio cultural com a circulação de artistas franceses e artistas locais, em eventos multiculturais. Agora, iniciar a celebração do aniversário da sua fundação com intervenção artística, deixando nossos muros como tela para seis artistas mulheres da região, reafirma o papel central da nossa missão cultural. A Aliança Francesa é a casa da sociedade civil recifense, e reflete uma longa e bela amizade franco-brasileira”, comenta a diretora da Aliança Francesa, Amina Mazouza. A Aliança Francesa está presente no Brasil desde 1885, mas chegou ao Recife em 1946..
Leia também
Aurora de estrelas para moradores de rua da Aurora
Sessão Recife Nostalgia: Quando o Derby era um hipódromo
Olha! Recife: Derby no domingo
Derby: eclético, arte déco, modernismo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Aliança Francesa
