Ciranda, lixo eletrônico e plantas

Nesta quarta, 25, comemora-se o Dia do Agricultor Familiar. Para assinalar a data, muitos deles estarão hoje, no Recife, distribuindo mudas de hortaliças ou de árvores nativas no Pátio de São Pedro. Na verdade, trocando por materiais eletrônicos descartados. Os lavradores também contribuirão para que todos os restaurantes e bares localizados naquela área histórica, hoje só comercializem refeições preparadas com alimentos agroecológicos, diretamente comprados a esses produtores.

A iniciativa é do Centro Sabiá, organização que há 25 anos atua em Pernambuco, na promoção da agroecologia e da agricultura familiar. E que fomenta iniciativas de implantação de sistemas agroflorestais, de acesso à água no Semiárido, segurança alimentar, e promoção dos direitos da população rural, em especial a juventude e mulheres.  O tema do encontro de hoje  é Ocupe campo & cidade: Não quero mais a fome no meu país.

A programação no Pátio está bem movimentada, mas não esqueça de levar seu lixo eletrônico (TVs, celulares, computadores), para ter acesso às mudas trazidas do interior pelos lavradores. Ou seja, você entrega um lixo eletrônico e, em troca, ganha uma muda. O Centro Sabiá e os Trapeiros Emaús fizeram parceria, para viabilizar a operação. Para tanto, instalaram de posto  de  troca de materiais descartados por plantas. Os Trapeiros atuam em 42 países. No Recife, eles recolhem materiais descartados, reformam ou consertam. E depois revendem em bazares populares, que ocorrem duas vezes por semana. O evento para assinalar o Dia do Agricultor Familiar é aberto ao público e inclui  palestras, shows  até com a cirandeira Lia, de Itamaracá.

Veja a programação:
8h – Abertura do Ocupe Campo & Cidade, Alimentos agroecológicos, Intervenções culturais, Troca de lixo eletrônico por mudas
10h30 – Painel de Abertura: Soberania Alimentar e Democracia: A contribuição histórica da agroecologia
14h – Forró na feira – Forropiando
15h30 – Painel: Produção de Alimentos e a História da Fome no Brasil
17h – Maracatu Nação Mulambo
17h30 – Ato Interreligioso

Shows
19h – 
Negro Grilo
20h30 – As Severinas
22h – Lia de Itamaracá

Leia também:
Troque o lixo eletrônico por plantas
Faça esse gol: Beba na lata, ajude a mata
A horta itinerante de Isabela

Serviço:
O quê:
Ocupe Campo & Cidade: Não quero mais a Fome no Meu País
Quando: 25 de julho, das 8h às 23h
Onde: no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, Recife (PE).

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.