Elas somam sete pesquisadoras e formam o Coletivo RecorDança, que está completando dezoito anos. Sempre produzindo conhecimento, salvaguardando e difundindo as memórias da dança em Pernambuco. Agora, acabam de ter um projeto sobre o tema selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, o Reconectando a própria história – Acervo RecorDança e suas ações. Com isso, vai ficar mais fácil a qualquer cidadão, ter informações sobre as diversas manifestações de dança em Pernambuco, do popular ao erudito, do tradicional ao contemporâneo.
Ou seja: frevo, maracatu, caboclinhos, forró, balé clássico, dança moderna, tudo vai ganhar o seu registro. O Reconectando a própria história inclui quatro ações pedagógicas sobre memória e difusão da Dança. A primeira acontece nessa quinta-feira (3/2), às 19h, quando as integrantes do Coletivo iniciarão um diálogo em live aberta ao público, no perfil do Instagram @acervorecordanca, para apresentação do projeto, das escolhas curatoriais, metodologias de trabalho e da concepção de criação da nova plataforma virtual que hospedará o acervo pesquisado pelo Coletivo. A live será, também, um momento de mobilização e convite a artistas da Dança, e demais pessoas interessadas, para participarem das próximas ações.

Além de conversar, também, com o público sobre a concepção de criação de novo site, o Coletivo pretende mobilizar profissionais da área para residência artística que acontecerá na sequência da programação. Os eventos on-line antecederão a data de lançamento oficial do novo site do Acervo RecorDança, próximo dia 23 de fevereiro. O Coletivo é formado por Alice Moreira, Elis Costa, Ju Brainer, Liana Gesteira, Roberta Ramos, Taína Veríssimo e Valéria Vicente.
Além da live de abertura da programação, na sequência, o RecorDança realizará mais três eventos on-line que visam compartilhar as construções do pensamento historiográfico do acervo e dialogar com a classe artística da Dança sobre os processos criativos em trabalhos realizados durante a pandemia. Informações atualizadas sobre cada ação podem ser encontradas sempre nos perfis do Instagram e do Facebook do Acervo RecorDança (@acervorecordanca e /acervo.recordanca, respectivamente). Iniciativa muito interessante do grupo, que terá um grande trabalho pela frente. Até porque em Pernambuco o que sobra é a diversificação da cultura e o que não vai faltar é assunto para pesquisar.
Abaixo, você confere informações sobre dança.
Leia também
Entranhas e estranhas marcas: Dança, fêmeas, cicatrizes
Mostra de dança acaba com três espetáculos no Santa Isabel
Conceição em Nós: Dança retrata Morro
Mostra de dança tem DNA do frevo
Relacionamento abusivo vira espetáculo de dança “Eu Mulher”
Quando a dor do câncer vira dança
Dança sobre vida depois da morte
História de Brasília Teimosa vira dança
Entra apulso no palco: “Pode entrar”
Noite flamenca na terra do frevo
Quadrilhas ganham palcos
Chico Science redivivo
O homem de mola do Guerreiros do Passo
Renta Tarub: Dança e inclusão social
Jornada virtual, a dança da pandemia
Violetas da Aurora em movimento
Serviço
Projeto Reconectando a própria história – Acervo Recordança e suas ações
PROGRAMAÇÃO
LIVE no Instagram – Reconectando a própria história (apresentação do projeto)
Data: 03/02/2022, 19h
Onde: Aberta ao público no perfil do Instagram @acervorecordanca
ENCONTRO no Zoom – Residência artística Danças, memórias e pandemia: caminhos de curar
Quando: 09/02/22 e 10/02/22 (quarta e quinta-feira), das 14h30 às 18h30
Inscrições gratuitas pelo Sympla, a partir do dia 03/02/2022: 15 vagas (as 15 primeiras pessoas inscritas)
LIVE Danças, memórias e pandemia: caminhos de curar (Ação sobre o resultado da residência e anúncio do Ocupe RecorDança
Quando: 11/02/22 (sexta-feira), às 19h.
Aberta ao público no perfil do Instagram @acervorecordanca
OCUPE RecorDança: Danças, memórias e pandemia
Cinco dias de ocupação das mídias sociais do Acervo RecorDança por artistas e grupos, a partir da curadoria coletiva que será feita durante a residência artística Danças, memórias e pandemia: caminhos de curar. No perfil do Instagram @acervorecordanca
Quando: 14/02/22 a 18/02/22
LANÇAMENTO do novo site do Acervo RecorDança
Colocar no ar a nova plataforma do Acervo RecorDança (www.acervorecordanca.com). A divulgação do novo site acontecerá no Instagram @acervorecordanca e no Facebook /acervo.recordanca
Quando: 23/02/22, 18h
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação