Quase abandonado durante o resto do ano – registrando inclusive fechamento de alguns restaurantes que ali operavam – o Pátio de São Pedro, finalmente, volta a se movimentar, com a proximidade do carnaval. Todas as quintas, a partir das 19h, aquele local secular ganha movimentação, com a evolução de blocos líricos. Hoje, no entanto, a festa começa mais cedo, 18h30m.

Blocos líricos são aqueles grupos de foliões que alimentam a lembrança dos carnavais passados. Seus integrantes usam fantasias à antiga, com predominância de cetim e muitos brilhos. É animado por orquestras de pau e corda, embora alguns utilizem metais (em pouca quantidade), só como complementos. O bloco lírico não tem estandarte, mas flabelo. Tiveram origem a partir dos pastoris natalinos, e hoje são presenças constantes nos carnavais do Recife e Olinda, sendo o Bloco da Saudade, o mais famoso. E que inspirou muitos dos que hoje revivem os velhos carnavais pelas ruas do Recife e Olinda.
Anote aí, quais agremiações participam do Acerto de Marcha, na noite dessa quinta-feira, no Pátio de São Pedro: o Bonde, Flabelo Encantado, Lírio da Lira, Banhistas do Pina, Boêmios da Boa Vista e Lírico Artesão de Pernambuco. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Recife. A folia tem início às 18h30m. Entrada é gratuita. O Acerto de Marcha é iniciativa da Fundação de Cultura e da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Prefeitura / Divulgação
Acesse sempre oxerecife.com.br, o Blog a serviço do Recife e de sua gente.