Acerto de Marcha no Pátio de São Pedro

Compartilhe nas redes sociais…

Quase abandonado durante o resto do ano – registrando inclusive fechamento de alguns restaurantes que ali operavam – o Pátio de São Pedro, finalmente, volta a se movimentar, com a proximidade do carnaval. Todas as quintas, a partir das 19h, aquele local secular ganha movimentação, com a evolução de blocos líricos. Hoje, no entanto, a festa começa mais cedo, 18h30m.

Casario antigo do romântico Pátio de São Pedro vira cenário para Acerto de Marcha de blocos líricos.
Casario antigo do romântico Pátio de São Pedro vira cenário para Acerto de Marcha de blocos líricos, no centro do Recife.

Blocos líricos são aqueles grupos de foliões que alimentam a lembrança dos carnavais passados. Seus integrantes usam fantasias à antiga, com predominância de cetim e muitos brilhos. É animado por orquestras de pau e corda, embora alguns utilizem metais (em pouca quantidade), só como complementos. O bloco lírico não tem estandarte, mas flabelo. Tiveram origem a partir dos pastoris natalinos, e hoje são presenças constantes nos carnavais do Recife e Olinda, sendo o Bloco da Saudade, o mais famoso. E que inspirou muitos dos que hoje revivem os velhos carnavais pelas ruas do Recife e Olinda.

Anote aí, quais agremiações participam do Acerto de Marcha, na noite dessa quinta-feira, no Pátio de São Pedro: o Bonde, Flabelo Encantado, Lírio da Lira, Banhistas do Pina, Boêmios da Boa Vista e Lírico Artesão de Pernambuco. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Recife.  A folia tem início às 18h30m. Entrada é gratuita. O Acerto de Marcha é iniciativa da Fundação de Cultura e da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Letícia Lins e Prefeitura / Divulgação

Acesse sempre oxerecife.com.br,  o Blog a serviço do Recife e de sua gente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.