Ação solidária para Miró da Muribeca

Compartilhe nas redes sociais…

Miró, o Poeta da Muribeca, é uma das pessoas mais divertidas que eu conheço.  Está internado no Recife, com Covid-19. Ele é uma das figuras conhecidas da cidade que foram atingidos pela pandemia, que também levou  aos hospitais Leda Alves (Secretária de Cultura do Recife), Genival Lacerda (cantor), Tarcísio  Pereira (Livro7), os três ainda internados. No caso de Miró, a situação é delicada, porque o poeta vive do que escreve, sua única fonte de renda. Ele mesmo vende seus livros de poesia nas ruas, em mesas de bar, em festas. Com a pandemia e o isolamento social, não ficou fácil para o chamado cronista do cotidiano.

Até que a situação piorou ainda mais, quando contraiu o coronavírus. Miró está sendo atendido em hospital do SUS, mas segundo os amigos há custos privados, como acompanhantes cuidadores 24 horas, além de itens de higiene pessoal. Ele já vinha enfrentando alguns outros problemas de saúde, agora mais fragilizada devido à Covid-19 e comorbidades. Estive com Miró na Academia Pernambucana de Letras, em 2018, onde ele fez uma divertida  palestra no Projeto Roda de Conversa, que era comandado pelo escritor Cícero Belmar. No mesmo ano, ele seria homenageado no Festival A Letra e a Voz. E em 2019, lançaria seu primeiro livro infantil.

Posteriormente, o encontrei por acaso, algumas vezes, em mesas de bar do Bairro do Recife. Sempre aquela figura simpática, cheio de “causos” curiosos ou poéticos para contar. E sempre com a “mercadoria” debaixo do braço para conquistar os trocados do dia. Miró tem o maior orgulho de viver só de sua poesia. Para ajudar ao poeta, artistas do Recife cederam obras para o Leilão de Artes para Miró, que acontece às 20h da terça-feira (22/12), pelo WhatsApp. Para ter acesso ao catálogo é preciso entrar no grupo pelo link rebrand.ly/pramiro. Esta não é a primeira vez que Miró passa por problemas sérios de saúde, alguns deles provocados pelo alcoolismo. Em 2016, chegou a passar mais de seis meses  internado no Instituto Raid, tentando curar a dependência química.

Este ano, novamente doente, estava  de novo em um hospital (Imip), quando foi diagnosticado com Covid, no início de novembro. Foi transferido para um hospital de referência para atendimento de pacientes da Covid-19. A situação do poeta desperta cuidados. E seus amigos e admiradores estão fazendo a mobilização para ajudá-lo. Entre os artistas e fotógrafos que cederam obras para o ato solidário estão: Aluízio Câmara, Fred Jordão, Beto Figueiroa, Roberta Guimarães, Mateus Sá, Bruno Vilela, Roberto Ploeg, Fernando Duarte, Christina Machado, Paulinho do Amparo, Manoel Quitério, Alcione Ferreira, Diego Garcez, Jeff Allan, Wilson Freire, Adriano Marcusso, Raoni Assis e Flávio Emanoel. Vamos fazer como os artistas e também ajudar Miró, participando do leilão?

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o número oficial de pessoas atingidas pela Covid-19 já chega a 208.135 pessoas, 709 dos quais diagnosticados nas últimas 24 horas, período em que foram confirmados em laboratório oito óbitos. No estado, já somam 9.443 as vidas perdidas para a pandemia.

Leia também:
Miró estreia livro infantil: Atchim
Recife: Pontes e fontes de “miséria”
Festival A Letra e a Voz se rende a Miró 
Academia convida Miró para debate
Pandemia: Pernambuco, em calamidade pública não terá carnaval. Só saudade.
Proibidas festas de natal e réveillon
Estudantes lançam livros na Bienal
Você tem fome de quê? De livros
Troca-troca: Menos um na estante 
Menos um na estante faz sucesso
Troca-troca de livros: bom para o bolso Clube de Leitura

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Redes sociais / Leilão de Artes para Miró / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.