Pernambuco recebeu na noite dez pacientes com a Covid-19 provenientes do Amazonas, Estado que vive uma situação dramática com hospitais lotados e escassez de oxigênio. Inicialmente, a informação era que todos precisariam apenas de leitos de enfermaria, devendo ficar no Hospital das Clínicas, que possui gestão federal e pertence à UFPE. Contudo, após a triagem feita pelos médicos do HC e do Samu-192, ficou constatado que seis precisariam ser internados em leitos de UTI, pois a situação deles é muito grave. Os infectados pelo novo coronavírus amargam a falta de oxigênio em uma região que, ironicamente, é reconhecida como o “pulmão do mundo”.
Dos dez pacientes, quatro foram para leitos de enfermaria e um de UTI no HC, segundo informa a Secretaria Estadual de Saúde. Como a unidade federal não tinha condições estruturais para acolher os outros pacientes graves, cinco (duas mulheres e três homens) foram encaminhados para leitos de UTI no Hospital de Referência estadual (antigo Alfa), que é a maior unidade Covid da SES-PE . Segundo a SES, a unidade “dará todo o suporte necessário para o restabelecimento dos quadros de saúde dos cidadãos do Amazonas”. Para a transferência, além do Samu-192 e das ambulâncias da SES-PE, foi feita escolta com motos do Samu, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), além de carros do BPTran.
Os pacientes chegaram ao Recife em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 22h do sábado. No local, equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco(HC) fizeram a triagem dos pacientes . O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância da parceria entre os Estados para o enfrentamento à Covid-19 no Brasil. “Esta é uma ajuda humanitária. Os serviços do SUS devem atender a todos os brasileiros, independente de serem ou não moradores daquela cidade ou Estado, o que ratifica o preceito da universalidade do nosso sistema de saúde pública”, disse.
Com a crise vivenciada pelo Estado do Amazonas, na semana passada, o governador Paulo Câmara (PSB) se colocou à disposição para ajudar. em parceria com a Prefeitura do Recife, encaminhamos 200 concentradores de oxigênio para a rede hospitalar amazonense no último dia 15. ‘Agora, apoiamos toda a logística para chegada destes 10 pacientes para as unidades pernambucanas e ainda disponibilizamos leitos na rede própria’, disse Longo. “Acreditamos que é indispensável a solidariedade entre todos os entes da federação para que possamos salvar mais vidas e trazer esperança para todos neste momento de pandemia”, concluiu. Os pacientes e as equipes de saúde que os atenderam serão monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde do Recife e do Governo do Estado. Todos farão coleta de swab para posterior sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE. O Movimento Transforma Brasil também está com voluntariado do Recife no Amazonas, depois de desencadear a campanha S.O.S Manaus, para viabilizar aquisição de cilindros de oxigênio para os pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), decorrente da Covid-10.
Leia também:
Vacinas da AstraZeneca / Oxford chegaram ao Recife
Detenção e multa para fura fila
À espera das vacinas da Índia e ação do voluntariado em Manaus
Pernambuco: Novas restrições, parques podem fechar e fura-fila
CoronaVac: Pernambuco só recebeu 21 por cento do que precisa para o primeiro grupo
Coronavírus: Parques e praias fechados com policiamento
Corona: ronda policial fiscaliza parques
Vacinas seguem hoje para regionais de saúde
Enfim, a vacina contra a Covid-19. Óbitos já passam de 10 mil em Pernambuco
Pandemia, panelaço e doações ao Amazonas
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Covid-19: Números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Governadores pressionam Pazuello por vacina
Seringas para vacinação contra Covid-19 começam a embarcar para o interior
Pernambuco tem estoques de seringas. Mas… cadê a vacina?
Prefeito trabalha Plano B caso Ministério não envie vacinas
Voltar à normalidade, como? Gripezinha, resfriadinho ou genocídio?
Covid-19 mata o “véio” Genival Lacerda
Pandemia: Governo proibe festas e praias podem fechar de novo
Covid-19: Médicos intensivistas podem se inscrever
Cientistas contestam Bolsonaro
Cientistas e médicos: “Vidas são mais importantes que cargos políticos”
Feliz 2021 e que o “novo normal” volte ao “velho normal”
Casos de Covid batem recorde em Pernambuco
Pandemia: Sem fogos de artifício, virada do ano terá show de laser
Baile do Menino Deus: “Não houve nenhum caso de contágio”
Com a pandemia, Baile do Menino Deus vira cinema
Estamos passando por um momento difícil da pandemia
Governo diz que já chamou 8,1 mil profissionais para lutar contra a Covid
Em calamidade pública,Pernambuco cancela carnaval
Covid-19 volta a subir. E muito
Pandemia cresce e Pernambuco tem 428 novos leitos públicos
Crise na saúde: #SomostodosCisam
Covid: números preocupam mas bares abusam na Zona Norte
Pernambuco está pronto para distribuir vacina contra Covid-19
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / SEI