Academias públicas de educação física abrem aos poucos no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Realmente não dava para entender. Se as academias particulares já podiam funcionar, porque as públicas – que são gratuitas – permaneciam fechadas, um passo atrás das outras medidas de flexibilização nos planos de convivência com a Covid-19? Muitas pessoas não têm como pagar mensalidades a estabelecimentos privados e se exercitam nas chamadas Academias do Recife, que são mantidas pela Prefeitura. Elas somam  18 e possuem nada menos de 100 mil inscritos. Ou seja, muita gente que utiliza gratuitamente os serviços, com direito a equipamentos e professores.

Nessa quinta (3/9), as Academias do Recife retomaram as atividades, o que foi possível devido aos 110 dias de redução dos casos de Covid-19 no Recife. Mas a abertura será lenta e gradual. No primeiro dia de funcionamento, só trabalham as de Mustadinha (pela manhã) e Santo Amaro (à noite). Todas as 18 Academias Recife serão reabertas até o dia 15 de setembro, segundo a Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Ele diz porque a abertura não ocorre de uma vez: “Para que possamos acompanhar cada passo, com toda a segurança sanitária e avaliarmos os protocolos”.

As “academias da cidade” (foto), que também são públicas, ainda não reabriram no Recife, devido à Covid-19.

As Academias Recife funcionam das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h (segunda a sexta) e das 6h às 10h (sábados), sempre com professor e estagiário para acompanhamento dos alunos. Nesta fase, serão permitidos 18 alunos por aula, sendo um por máquina. “Os protocolos para o retorno incluem distanciamento mínimo de 1,5 metro, não frequentar as academias caso tenha sintomas ou confirmação de contágio da covid-19, uso de máscaras, aferição da temperatura com termômetro a laser e higienização constante das mãos, materiais esportivos e equipamentos”, explica a secretária executiva de Esportes, Yane Marques.

O que não dá para entender, agora, é porque as Academias da Cidade ainda não retornaram às atividades. Sim, no Recife existe essa dicotomia, embora as academias tenham a mesma finalidade: evitar o sedentarismo e, assim, preservar a saúde. As Academias do Recife são geridas pela Seturel e possuem equipamentos de musculação. E as Academias da Cidade, são geridas Secretaria de Saúde, tendo sido implantadas em gestões anteriores. Elas não contam com equipamentos de musculação,  mas também contam com professores que dão aulas de ginástica. Tem um público formado em sua maior parte de pessoas idosas. Estas estão sem data para reabrir. Na área de esportes, já haviam sido liberadas no Recife a prática de futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, aulas em grupo com profissionais de Educação Física, pistas de BMX, caminhada, corrida, ciclismo, patins, patinetes e skate nos calçadões, parques e praças do Recife. Estão autorizados também o uso das pistas de skate e das quadras de tênis da orla.

CRONOGRAMA DE REABERTURA:
Quinta (3):  Manhã – Mustardinha; Noite – Santo Amaro
Sexta (4):  Manhã – Guabiraba; Noite – Casa Amarela
Sábado (5):  Manhã – Barro
Terça (8): Manhã – Coque; Noite – Lagoa do Araçá
Quarta (9): Manhã – Engenho do Meio; Noite – Torre
Quinta (10): Manhã – Ibura; Noite – Água Fria
Sexta (11: Manhã – Ipsep; Noite – Hipódromo
Sábado (12): Manhã – Várzea
Segunda (14): Manhã – Santana, Noite – Jaqueira
Terça (15): Manhã – Boa Viagem; Noite – Macaxeira

Leia também:
Pandemia: Por que só as academias públicas não voltaram a funcionar?
Pandemia em queda no Recife: E depois do coronavírus?
Prefeitura desativa leitos
Aulas presenciais nas universidades
Pernambuco: Mais de 125 mil infectados e a volta do comércio na areia da praia

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.