Nem tudo é forró no mês de junho. Na quarta-feira (19), a Orquestra Sinfônica do Recife mantém seu concerto mensal. Apesar da temporada da zabumba, do triângulo e da sanfona, a noite será dedicada à música erudita, com Johannes Brahms (1833-1897) na programação. O compositor foi um dos mais importantes do romantismo musical europeu.
Dele, serão executadas a Sinfonia Nº 1 em Dó Menor, Opus 68, e a Abertura Trágica para Orquestra, Opus 81. “A primeira Sinfonia de Brahms foi a que teve um período de gestação e finalização mais lenta, tendo sido iniciada em 1862 e concluída em 1876, quando o compositor já tinha já 43 anos. Com ela, o compositor alemão confirma seu lugar na linhagem dos grandes sinfonistas, ao criar sua primeira obra-prima.
Se a obra não tivesse sido escrita, não existiriam as grandes sinfonias de Tchaikovsky, Dvórak ou Sibelius, só para citar alguns de seus grandes sucessores no gênero”, assegura o Maestro Marlos Nobre. Sobre a Abertura Trágica, Nobre acrescenta: “Caracteriza-se pela nobreza, dramaticidade e um toque de profunda tristeza e até mesmo, em certos momentos de clímax, de certo terror”.
A obra, conta o maestro, guarda uma curiosidade: “Brahms provavelmente escreveu esta Abertura Trágica como um Prelúdio para a produção vienense da peça Fausto (de Goethe), a ser apresentada no Burgtheater, em Viena. Mas, como tal produção não aconteceu, o compositor decidiu transformar a obra numa Abertura sinfônica independente”. Na manhã de hoje, como é habitual, Marlos Nobre faz mais uma edição dos chamados Concertos para a Juventude, quando recebe crianças e jovens durante o ensaio da OSR. Os dois eventos são gratuitos. Na quarta, no concerto oficial, os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
Leia também:
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos
O lado alucinante da música clássica
Serviço
O quê: Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 19 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Quanto: Entrada franca (chegar uma hora antes para retirada dos ingressos na bilheteria do TSI)
Informações: 3355-3322
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR