A voz do eleitor: “Saneamento, mobilidade, educação, saúde, patrimônio protegido”

Compartilhe nas redes sociais…

É  começar a campanha, e a imaginação dos candidatos fica solta. Prometem o paraíso. Tem político dizendo que vai acabar com as palafitas,  outro vai regularizar 50 mil  títulos de terra beneficiando moradores de morros e alagados, um terceiro transformará o lixo em argamassa para construir 70 mil unidades habitacionais, creches para 10 mil crianças… É promessa que não acaba mais.

O #OxeRecife, no entanto, vem ouvindo o cidadão comum. Para que se saiba o que este sonha para a sua cidade. E também o que espera do próximo Prefeito. As questões são apenas duas: “O Recife que eu quero” e “O que espero do próximo gestor”. Até a eleição, o Blog espera ter ouvido pessoas com diferentes níveis de educação, de todas as tendências políticas e também de todos os extratos sociais.

Quem fala hoje é Denaldo Coelho, engenheiro e servidor público, e também criador e coordenador dos grupos Bora Preservar e Preservar Pernambuco, ambos destinados a lutar pelo nosso patrimônio histórico e cultural. Ele é morador do bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife.

O Recife que eu quero é uma cidade com menos desigualdades, menos pessoas vivendo em condições de risco, com mais áreas saneadas, onde se respeite o meio ambiente, e com mobilidade que favoreça o transporte coletivo de qualidade, com mais ciclovias. E também um Recife com mais acesso da população à saúde e à educação. E um Recife mais verde e com menos concreto.

E espero que o próximo gestor governe mais para as pessoas, principalmente pensando na população mais carente, tentando reduzir o déficit habitacional, fazendo programa para proteger as encostas dos morros, invista mais em saneamento básico. E que pague melhor aos professores da rede municipal e dê ensino de qualidade. Um prefeito que aumente o programa de saúde da família, se preocupe mais com a arborização, que melhore as condições das calçadas e que invista na mobilidade da cidade, com mais ciclovias e hidrovias. Também gostaria que o Prefeito desenvolva convênios para despoluir o Rio Capibaribe, melhore a iluminação pública, e que se preocupe com a segurança das pessoas. Esperamos, ainda, que ele recupere e mantenha em bom estado o patrimônio histórico do Recife e desenvolva o turismo sustentável.

Leia também
A voz do eleitor: “Quero a volta do orçamento participativo”

A voz do eleitor: “Gestão inclusiva, justa e participativa”
A Voz do eleitor: Espero competência, honestidade, dignidade
Campanha política ignora pandemia

Eleições municipais, 2020: Pernambuco tem 1.140 fichas sujas
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Grinaldo Gadelha / Cortesia

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores (507). Arboricídios às margens do Capibaribe

Parem de derrubar árvores (505). Duas degolas à margem do Capibaribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.