“A reinvenção do Recife Cidade Parque”

Compartilhe nas redes sociais…

Ainda sem ter se transformado em realidade e com prazo para ser entregue em 2037 – quando o Recife completa 500 anos – o Parque Capibaribe só tem duas etapas concluídas:  o Jardim do Baobá (nas Graças) e a Praça Otávio de Freitas (no Derby). O resto ainda é tudo por ser feito: 30 quilômetros de vias arborizadas ao lado do Rio, com faixas para bicicletas, pedestres e áreas de convivência. Quem viver, verá. Quem não chegar até  lá já pode se contentar com o livro  Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque, e que acaba de render uma exposição itinerante que percorrerá quatro áreas da cidade, com direito a sorteio. Até o dia 28 de dezembro, a mostra terá passado pelo  parque Santana Ariano Suassuna (Santana), Praça Otávio de Freitas (Derby), Parque da Jaqueira (Jaqueira) e Jardim do Baobá (Graças).

Cenas cotidianas do Rio Capibaribe e sua gente integram exposição que percorrerá quatro locais da cidade.

O livro já foi foi lançado pela Prefeitura do Recife,  e mostra a origem e diretrizes da construção do Projeto Parque Capibaribe que, dizem as autoridades, transformará o Recife em uma cidade jardim. A publicação resulta de parceria com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através de convênio com o INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades. O conteúdo está disponível para download gratuito no site http://parquecapibaribe.org. Mas você pode ganhar uma edição física, se visitar a exposição sobre o livro e o parque, que percorrerá a cidade. Ela pode ser vista entre 10 e 28 de dezembro. No serviço, abaixo, você pode conferir locais e datas.

Exposição sobre o Recife cidade parque percorrerá quatro locais na cidade, com direito a prêmio via  Instagram.

Durante os dias da exposição, entre 10 e 28 de dezembro, todos que postarem fotos ou vídeos no Instagram mostrando paisagens, selfies ou detalhes do rio e margens do Capibaribe utilizando a hashtag #ParqueCapibaribe vão concorrer a dez exemplares físicos do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”. O sorteio será realizado no fim do mês, lembrando que para concorrer o usuário deve manter o perfil da rede social aberto no período.  Montada em uma instalação de metal e cabos de aço, fotos e textos vão contar um pouco destes primeiros anos do projeto em um registro de fauna, flora e paisagens do Rio Capibaribe, reforçando e reativando nossa relação com o rio que corta o Recife.

A Reinvenção do Recife Cidade Parque é um verdadeiro tratado sobre a visão de futuro e o impacto urbanístico que o Parque Capibaribe traz para a cidade ao promover, nas próximas duas décadas, o reencontro e a reestruturação do Recife ao redor das margens do rio. Em cerca de 30 fotos e alguns trechos retirados deste livro, a exposição introduz este conteúdo produzido por mais de 300 pesquisadores e grande número de colaboradores que idealizaram uma alternativa de futuro olhando para 2037, ano em que se comemora os 500 anos do Recife. A instalação estará disponível para visitação durante os horários normais de funcionamento do Parque da Jaqueira e Santana, além da Praça Otávio de Freitas e do Jardim do Baobá. A mostra fica do dia 10 a 13 de dezembro no Parque Santana, de 14 a 17 na Praça Otávio de Freitas, de 18 a 22 no Parque da Jaqueira e de 23 a 28 no Jardim do Baobá.

Leia também:
Alô, alô, PSB, o Rio Capibaribe existe:
Lixo oficial à margem do Capibaribe
Cadê o Parque Capibaribe? O rio merece mais respeito
Recife, cidade parque em 2037?
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos

Sessão Recife Nostalgia: “Quando a cidade era cem por cento saneada)
Lixo oficial à margem do Capibaribe, cidade entregue e prefeito impopular 
Metralhas à margem do Capibaribe foram colocadas pela Prefeitura. Pode?
Quanto mais tira mais lixo aparece
Dinheiro público vira ferrugem em PE
O leito de vidro do Rio Capibaribe
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037?
Recife, cidade parque em 2037
Aos 483, o Recife é lindo?
Uma cidade boa para todo mundo
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?

SERVIÇO:
O quê: 
Exposição itinerante “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”
Onde e quando: Parque Santana: 10 a 13 de dezembro; Praça Otávio de Freitas: 14 a 17 de dezembro
Parque da Jaqueira: 18 a 22 de dezembro, Jardim do Baobá: 23 a 28 de dezembro
Quanto: Gratuita
Site do Parque Capibaribe: http://parquecapibaribe.org/
Link para download do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”: https://bit.ly/recifecidadeparque
SORTEIO: Durante os dias da exposição, entre 10 e 28 de dezembro, todos que postarem fotos ou vídeos no Instagram mostrando paisagens, selfies ou detalhes do rio e margens do Capibaribe utilizando a hashtag #ParqueCapibaribe vão concorrer a dez exemplares físicos do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”. O sorteio será realizado no fim do mês, lembrando que para concorrer o usuário deve manter o perfil da rede social aberto no período.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: João Urbano, Rodrigo Édipo e Tárcio Fonseca/PCR

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores (507). Arboricídios às margens do Capibaribe

Parem de derrubar árvores (505). Duas degolas à margem do Capibaribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.