A melhor ação social do Nordeste

O Movimento Pró-Criança não para mesmo. E  faz bonito, cada vez mais. Neste momento, celebra a formatura da 16ª turma do Núcleo de Inclusão Digital (NID). São 37 jovens que acabam de concluir curso de Suporte Técnico em Informática. A qualificação, que antes era só presencial, foi oferecida pela entidade na modalidade de ensino híbrido, por conta da pandemia.  Ou seja, com aulas virtuais por meio do EAD Pró-Criança e presenciais, totalizando 120 horas/aula. É uma iniciativa premiada da instituição (que é ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife), e que vem transformando a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Incluindo o curso de suporte técnico e  os demais ofertados pela instituição – balé, música,  artes, formação para contar história, entre outros –  já somam  mais de 35 mil adolescentes e crianças beneficiados. A formatura ocorre  no auditório Lília Campello de Melo, sede da ONG, no bairro da Boa Vista. Devido aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, o evento é restrito aos beneficiários e convidados. Os jovens aprenderam noções de eletrônica e eletricidade a partir dos conceitos teóricos e do funcionamento de aparelhos.

Em 28 anos, o Movimento Pró-Criança já ajudou quase 40 mil jovens, ofertando-lhes cursos de formação profissional.

O curso também ofereceu conteúdos de lógica e linguagem de programação orientada a objetos simulados, além de ensinar procedimentos relacionados ao recondicionamento e manutenção preventiva e corretiva de computadores. A formação buscou ampliar as competências e habilidades dos alunos e das alunas em eletrônica, programação, informática básica, redes e recondicionamento de computadores. Assim, o curso contribuiu para o desenvolvimento de projetos ou ainda para inserção dos jovens no mercado de trabalho. O Núcleo de Inclusão Digital (NID) surgiu em 2014 com o objetivo de oferecer mais oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social promovendo formação educacional na área da tecnologia da informação.

O NID fomenta o empreendedorismo social, desenvolvendo ações ecologicamente sustentáveis em cursos e oficinas. Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o projeto dispõe de cursos nas áreas de recondicionamento, robótica, e iniciação à informática. A iniciativa foi eleita como a melhor ação social do Nordeste e a terceira mais relevante do Brasil pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), por meio do prêmio Cidadania Viva, em 2018. Com  o apoio das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte e Divina Pharma, a partir de janeiro de 2022, o NID passará a funcionar na unidade do Pró-Criança no bairro do Recife. O objetivo é levar a experiência dos cursos de informática para o ensino de linguagens de programação mais procuradas pelos headhunters no ecossistema do Porto Digital, que tem mais de 2 mil vagas  disponíveis e falta de mão de obra especializada.

Leia também
Movimento Pró-Criança dá novas oportunidades para jovens
Aos 28 anos, Pró-Criança comemora 35 mil beneficiários atendidos
Ajudar o Movimento Pró-Criança é fácil
Pandemia: Movimento Pró-Criança garante cestas básicas
Pró-Criança oferta curso com 716 vagas
Pró-Criança: Live sobre livro
Pró-Criança abre novos cursos para meninos e meninas
Pró-Criança no Setembro Amarelo
Setembro Amarelo previne o suicídio
Seja voluntário e salve uma vida
Valorização da vida em parque e quartel
Com vontade de se matar, não fique só
Pró-Criança começa a campanha Colorindo a Esperança
Pandemia:  Pró-Criança retorna devagar
Pandemia: Movimento Pró-Criança  faz bonito
Pró-Criança: 3D para produção de máscaras
Pró-Criança: curso virtual ajuda mães
Participe dessa bela história
Aulas gratuitas de balé e música
A história de superação de um gênio
Cais da Alfândega tem concertão
Cantata Natalina no Recife Antigo
Crianças revitalizam praça nos Coelhos 
Aprenda música de graça: 108 vagas
Aprenda a gostar de música erudita
Pró Criança: Sai Sebastião Barreto Campelo (91) e entra Paulo Barbosa (84)
As roupinhas e máscaras da “família” de Francisca
Dia das Mães, Vovó Cici (80) vai da Bahia ao Rio de Janeiro visitar a sua (de 104)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.