São três artistas, de estilos bem diferentes. Mas na noite de hoje eles se reúnem para um tributo ao poeta João Cabral de Melo Neto já que, se vivo fosse, o autor de Morte e Vida Severina e do Cão Sem Plumas teria completado cem anos em janeiro.
A partir das 19h dessa quarta-feira (29), Demétrio Albuquerque (E), Fernando Duarte (C) e Thiago Lucas (D) mostram seus trabalhos na exposição A Medida do Homem, na Passa Disco, que fica na Galeria Hora Center, na Rua da Hora, 345, Espinheiro. Demétrio é um velho conhecido da população do Recife. Seu trabalho pode ser visto em ruas, praças e até pontes da capital.
É que ele é o autor das esculturas dos personagens que integram o Circuito da Poesia no Recife. Entre elas, estão o próprio João (na Rua da Aurora), Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega), Naná Vasconcelos (Marco Zero), Chico Science (Rua da Moeda), Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau), entre outros.
Fernando Duarte não é só artista plástico, mas também compositor de frevos. Tem serviços prestados às artes, ao patrimônio e à cultura de Pernambuco e do Recife, pois já foi Secretário de Cultura do Estado e Presidente da Fundação de Cultura do Recife. Thiago é chargista e ilustrador. Atualmente trabalha no Jornal do Commercio. Thiago, que também é historiador, é o mais jovem dos três. Nasceu em 1987, tem uma década de carreira e acumula 18 prêmios, dois dos quais internacionais (Estados Unidos e Itália).
Leia também:
O “rio” de João Cabral na Passa Disco
“O recifense se afastou do Capibaribe”
Parem de derrubar árvores (45)
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
O Recife pelas lentes de Fred Jordão
Aventura literária no Olha! Recife
Carlos Pena Filho: Desejos presos na APL
Carlos Pena Filho: trinta copos de chope
Poesia e herança árabe no Olha! Recife
Fórum Arte Cidade movimenta o Recife
Olha! Recife tem agora até no final de semana
Domingo tem “O Amor é um ato revolucionário” na Passa Disco
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Passa Disco