Venezuelana, a fotógrafa Gisele Carvallo está há treze anos no Brasil. Decidiu pela mudança diante da “situação complicada” do seu país. Morou em São Paulo, na Bahia e, finalmente, em Pernambuco. Mais precisamente no Recife, onde está desde2009.
No Brasil, descobriu a paixão pela fotografia, e fez dela sua profissão. É fotógrafa há cinco anos. Depois de vários cursos, ela atualmente faz pós-graduação na Uniara (Universidade de Araraquara). E também tem se dedicado a formar novos fotógrafos, alguns dos quais até já se tornaram profissionais. Eles integram um o Grupo Voos Fotográficos, por ela criado.
Cerca de 200 pessoas – entre alunos e ex-alunos – passaram até o momento pelos seus cursos. Mas foi o último deles, em plena pandemia, que deu o que falar. É que no próximo sábado (5/12) será inaugurada a exposição (Em)quadrados, Olhares da Quarentena, com trabalhos realizados por seus alunos durante o lockdown, quando a população ficou confinada, devido à pandemia. Todo mundo em “quadrados” da sala, do quarto, da varanda do apartamento.
Os “retratos” sobre o drama da solidão provocada pela pandemia, pertencem ao Grupo Voos Fotográficos, criado por Gisela para reunir alunos, ex-alunos e troca de experiências. A mostra tem técnica (que os aprendizes aprimoraram ou não conheciam), arte e sentimento. Sentimentos e percepções em que, durante a correria de dias normais, nem há tempo para usufruir deles. Com a pandemia, tudo mudou.
Em casa o tempo todo – e compulsoriamente “em quadrados” – a diferença é grande no olhar. Seja para os livros da estante e os objetos das prateleiras que se tem em casa. A percepção fica maior na observação das plantas, da praça vista da janela, do próprio quintal ou o do vizinho. A luz do amanhecer ou o sol poente. E também para os pássaros e as borboletas. Para Gisele, a pandemia revela através das fotos um “enquadrar do nosso caos e também da nossa esperança”. A mostra começa às 17h do sábado (5/12) e é apenas virtual. Conferir no site www.enquadrados.com.br. Ou no serviço abaixo.
E veja o vídeo sobre a expô:
Serviço:
O quê: Exposição fotográfica “(Em)Quadrados: Olhares da Quarentena”
Com quem: Grupo Voos Fotográficos
Curadoria: Gisele Cavallo
Onde: Só virtual
Site: www.enquadrados.com.br
Leia também:
O diário fotográfico do lockdown da pandemia
Nada como fotografar a natureza
Os novos “artistas” da pandemia
A arte de fazer arte na pandemia
Palafitas ganham Forró a partir de barco: “O rio vai pegar fogo”
Vou contar para vocês: Genaro dá aula de sanfona na pandemia
A capacidade de se reinventar
As roupinhas e máscaras coloridas da família de Francisca
Pró-Criança: Começa a campanha Colorindo a Esperança
Rafa Mattos: Plante amor e colha o bem
Casacor chega na Entraapulso
Projeto Janelas Casacor começa hoje
Recife, mangue e aldeõs guaiás
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Trilhas voltam com força mesmo na pandemia
Eco Verdejante: Trilhas pelas matas com direito a banho de rio
Guerreiros do Passo “rendem” 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo
“Bora Preservar”: Tour no Hotel Central
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Gisele Carvallo / Voos Fotográficos/ Divulgação