A Incrível Máquina de Livros no Recife

Sabe aquele livro que você já leu muitas vezes e decidiu trocar por outro?  Reserve um dia do feriadão  (14 a 16 de novembro), para curtir uma novidade que muito vai agradar às pessoas que gostam de ler.  É que naquele período estará  “estacionada” no Bairro do Recife A  Incrível Máquina de Livros. Funciona assim: Você coloca um livro novo, usado ou em bom estado na máquina, aperta um botão e… recebe outro.

Incrível Máquina de Livros estacionará no Bulevar Rio Branco, das 10h às 17h, convidando leitores a trocar  suas publicações por outros títulos. É a segunda vez que A Máquina chega à cidade. A troca é fácil de fazer: você insere o seu livro na Máquina, aperta um dos botões disponíveis, indicando se a publicação desejada é para o público adulto ou infantil. Depois é só levar o “apurado” pra casa e aproveitar a leitura. Os livros entregues pela Máquina, que podem ser novos ou usados, são sempre uma surpresa para o público. Não é possível escolher ou devolver.

A Incrível Máquina do Livro permite ao leitor trocar o livro mas não dá direito de escolher: 60 mil livros trocados

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até, no máximo, três livros. Não são aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos. Com capacidade de “transformar” até mil publicações por dia, a Incrível Máquina de Livros disponibiliza centenas de títulos, entre clássicos da literatura mundial e brasileira, que levam as assinaturas célebres de Monteiro Lobato, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, além de contemplar a obra de autores que despontam na lista de mais vendidos e indicados a premiações recentes.

Entre os infantis, destacam-se obras de autoras como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ana MariaMachado. O projeto é uma iniciativa da Infinito Cultural, agência de promoção cultural, social e esportiva, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o patrocínio da Colgate-Palmolive. No Recife, a Máquina conta apoio logístico da Prefeitura.  Entre 2018, quando esteve no Recife pela primeira vez, e 2019, o projeto fez a alegria de leitores em 30 municípios de 16 estados brasileiros, percorrendo mais de 21 mil quilômetros e “transformando” cerca de 60 mil livros.

Em 2020, a pandemia estacionou o projeto, que só retomou a viagem no último dia 18 de outubro, saindo de Piracicaba (SP) e passando por São Luís (Maranhão), Teresina (Piauí) e Fortaleza (Ceará) até chegar na capital pernambucana. Daqui, o projeto segue para Luziânia, Caldas Novas e Catalão (Goiás), Brasília (Distrito Federal), Poços de Caldas e Andradas (Minas Gerais). Em respeito aos ainda vigentes protocolos sanitários, o uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel. Todos os livros, que entram e saem da Incrível Máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos.

Leia também
Caixa de leitura já está nas ruas
Carta  para Clarice Lispector
Centenário de Paulo Freire tem livros com desconto
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Mediadores de leitura são pontos de luz
Compre um livro e ganhe três cordéis
Flores e livros para curtir o Dia dos Namorados
“Eu amo ler” no Patteo
“Eu amo ler” movimenta shoppings do Recife e Jaboatão
Pandemia: livros para ficar em casa
Leia de graça A Emparedada da Rua Nova
Biblioteca móvel: 32 mil leitores
Ação do Sesc já trocou 60 mil livros
Pandemia:: Plaza Shopping tem feira de livros a R$ 5
A menina que salvava livros
Você tem fome de quê? De livros

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.