Atenção, caminhantes. Por conta do feriadão da Semana Santa, as inscrições da próxima edição do Olha! Recife, ao contrário do que sempre ocorre, não acontecem na sexta-feira. Serão feitas excepcionalmente, na segunda, dia 2 de abril. O horário que o site do projeto (www.olharecife.com.br) começa a receber as adesões é que é o mesmo de sempre, nove da manhã. E o próximo passeio será ao Museu Louis Jacques Brunet. Já ouviu falar dele? Provavelmente não. Pois fica aqui mesmo, no Recife. Ele tem acervo de mais de 5 mil peças, e funciona no interior do Ginásio Pernambucano, que fica na Rua da Aurora.
O Ginásio Pernambucano é aquele prédio em estilo neoclássico, datado de 1855, localizado perto da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além da imponência do edifício, a instituição tem muita história. Pelos seus bancos, já passaram escritores como Ariano Suassuna e Clarice Lispector, o historiador Amaro Quintas e o economista Celso Furtado. No rol de ex-alunos, há, até mesmo, um ex-presidente, Epitácio Pessoa, que governou o Brasil entre 1919 e 1922. O foco da visita, no entanto, será mesmo o Museu, que tem um dos maiores acervos de história natural do Estado.
O Museu foi criado pelo naturalista francês Louis Jacques Brunet, como laboratório de ciências da escola, com acervo sobre zoologia, botânica e geologia (bons tempos da nossa educação pública, aqueles!). O passeio sai da Praça do Arsenal, às 14h da quarta-feira. Penso, no entanto, que só caminhar pela Rua da Aurora – uma das mais bonitas do Recife – e conhecer melhor o histórico prédio do Ginásio Pernambucana já valem a pena. O passeio de sensibilização turística, ofertado pela Prefeitura, é gratuito.
No último dia 11, fui a pé do Teatro Santa Isabel até a esquina da Aurora, onde fica a Ponte do Limoeiro. A Limoeiro era o ponto de partida de mais uma edição do Grupo Caminhadas Domingueiras que, depois de percorrer todo o centro, se recolheria na Praça da República, onde fica o Teatro. Então, deixei o carro lá e fui a pé me juntar ao resto do pessoal, no local no ponto de saída. Como fiz o trecho sozinha, confesso que tive medo, porque a Aurora parecia um deserto e não me deparei nem com a sombra de policiamento preventivo no meu caminho. Enquanto os quiosques cobertos, à margem do Capibaribe, estavam cheios de moradores de rua.E também com gente se drogando, à luz do dia.
Leia também:
Na rota dos barões, barroco e baobá
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Revolução de 1817 no Olha! Recife
Um passeio pela história do Recife
A mansão de Henry Gibson
As torres do Barão e de Rapunzel
Serviço:
Olha! Recife a pé
Tema: Museu Louis Jacques Brunet, no Ginásio Pernambucano
Quando: quarta-feira, 04/04
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Poxa, não tem estes passeios aos sábados não?
Tem sim. O Olha! Recife faz passeios aos sábados, domingos e quartas-feiras. Quando tem noite no museu, é na terça. Mas esse do Ginásio é nessa quarta,, mesmo. São bem divertidos e instrutivos. Já fiz alguns.