Semana da Água: O que comemorar?

Compartilhe nas redes sociais…

O Rio Capibaribe é lindo. Olhem só a foto, que colhi no bairro do Poço da Panela. Seria ainda mais lindo, se fosse limpo. E se suas margens funcionassem como praias de água doce. Não seria o máximo? Mas não é assim que ocorre. Na Semana da Água, o Recife não tem mesmo muito o que comemorar. Seus principais rios – o Capibaribe e o Beberibe – praticamente viraram esgotos a céu aberto. Além de todo despejo doméstico – decorrente da falta de saneamento (que só chega a 30 por cento dos domicílios da cidade) – a população não ajuda, porque joga muito lixo  naqueles dois patrimônios que a natureza nos oferece.

Também temos pequenos riachos, hoje chamados de canais, com o mesmo destino daqueles rios: viraram latrinas. Isso sem falar no problema de nossas praias, onde deságua essa cachoeira de detritos. Infelizmente, ainda demanda tempo para que nossos rios fiquem limpos. Primeiro, é preciso saneamento básico para toda a cidade. Segundo, também é necessário que a população se reeduque. Porque quanto mais sujos, mais caro será limpá-los. Possível, é. E o rio Tâmisa (na Inglaterra) e o Sena (na França) são bons exemplos disso, embora sejam necessário rios de dinheiro para tarefa de despoluir.  Enquanto a gente não chega lá, todo esforço é válido para que as pessoas caiam na real, e despertem para as consequência de ações tão selvagens como jogar móveis, bichos mortos, garrafas pet, fraldas descartáveis usadas e outras mil porcarias em nossos rio.

Para conscientizar a população sobre a importância de preservação das águas, várias atividades ocorrerão esta semana, entre encenações, contação de histórias, lançamento de livros, discussões sobre as águas. A programação é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Meio Ambiente de Sustentabilidade, da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh) e Parque Estadual Dois Irmãos. Haverá soltura de animais, oficina de produção de mudas, aula-passeio com estudantes em catamarã e ainda uma trilha nas margens do Rio Una. A programação ocorre em quatro municípios da Região Metropolitana (Recife, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Também tem atividade em Barreiros, na Mata Sul.  Até sexta, o #OxeRecife dará diariamente a programação da Semana da Água. Confira a de hoje:

SEGUNDA (19/03)
8h30 – Seminário para construção da Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE)
Local – Fundação Joaquim Nabuco, Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife
14h30 – Lançamento do Projeto Chuá (de educação ambiental), com lançamento do livro Água! E eu com isso? Narração da história Quem vai salvar o rio? E a atividade Pescaria Pesque e Pense (jogo de Educação Ambiental)
Local  – Auditório da Escola Estadual Dom Jaime – Moreno

Leia também:
Um Brasil de rios sujos
Riachos podem ser recuperados
Em defesa das águas do Nordeste
Rio Capibaribe ganha ação para limpeza
Salvem nossos rios no Recife e no interior
Rio com lixo para turista ver
Zenilton: entre o rio e o baobá 
Viva o mangue, berçário da vida
Passeio gratuito no Capibaribe

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.