Depois do êxito do Festival da Tapioca – alimento que virou patrimônio imaterial de Olinda – a cidade histórica promove a partir da sexta-feira (27), a primeira edição do Festival Cultural Gastronômico de Olinda, que transformará a Praça do Carmo em uma grande cozinha. O evento une culinária, carnaval e cultura em três dias de atividades intensas. Quem passar pela cidade patrimônio entre os dia 27 e 29 de dezembro poder conferir programação divertida e variada, com direito a uma merecida homenagem a três pratos que já são marcas registrada de Pernambuco: a Cartola (foto), o Bolo Souza Leão ) e o Bolo de Rolo.
Além de delícias como o Bolo Souza Leão (foto ao lado), O festival ainda oferece diversos espetáculos de dança, música, circo, artesanato e teatro, o que fortalece a experiência gastronômica como ferramenta de fidelização do cliente e diferencial competitivo para os pequenos negócios. A programação cultural é bem extensa.
Pois, entre outras atrações, inclui o projeto instrumental Músicas de Pernambuco, que reúne apresentações de orquestras de frevo da cidade de Olinda. Além de outros ritmos pernambucanos como o Maracatu, Coco de Roda e Caboclinhos. No domingo (29), haverá a saída da Troça Carnavalesca Mista Bucho Cheio, com concentração às 15h, no Mercado da Ribeira, para depois desfilar pelas principais ruas do Sítio Histórico, passando pela Prefeitura de Olinda, pela sede da Pitombeira dos Quatro Cantos, terminando o desfile na Praça do Carmo, local onde acontecem as atividades do Festival.
O Festival será aberto a todos os públicos e de todas as idades. O ponto alto da festa serão as aulas-show apresentadas por chefs de cozinha, especialmente convidados para o evento. Ou seja, a Praça do Carmo irá se transformar em uma grande cozinha, com oficinas sobre preparação original das sobremesas. As vagas para as oficinas gastronômicas serão prioritariamente para alunos da rede pública e estudantes universitários preferencialmente da área de gastronomia e nutrição. O Festival tem o patrocínio do Atacadão, e conta com a Lei de Incentivo à Cultura, tendo como realizadores o Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.Na sexta, a aula show será sobre cartola (a tradicional banana frita, com queijo assado, açucare canela).. No sábado, a vez é para o Souza Leão. E no domingo, quem quiser vai aprender a fazer bolo de rolo. Nos três dias, haverá apresentação de circo, dança, teatro para crianças, música.
Leia também:
Caminhadas Domingueiras: verde Olinda
Olinda: Pitombeira e Boi da Macuca
Olinda, sinos, fogos e bonecos gigantes
Depois da caminhada: Olinda é linda
Olinda é linda. Mas…
Olinda é linda. Mas… (1)
Andarapé: entre o século 16 e o 21
Sérgio Vilanova: a cara de Olinda
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Dia de caminhadas no Recife e Olinda
Guias impressos de Recife e Olinda
Homem da Meia Noite sobe o Morro
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro da Conceição
SERVIÇO
1° Festival Cultural Gastronômico de Olinda
Local: PRAÇA DO CARMO – OLINDA/PE
Data: 27, 28 e 29/12/2019
Período: Sexta-feira a Domingo
Horário: 16h às 21h
Site: www.fcgolinda.com.br
Horários: 16h às 21h
Lei de Incentivo à Cultura
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / I Festiva Gastronômico de Olinda
Quer aprender a fazer vários modelos de chantininho? Com Bolos, com massas, recheios, vários modelinhos com bicos, espatulado, aveludado, torta maçaricada e tudo isso? Acesse o link abaixo:
http://bit.ly/aprendafazerchantininhobolo