Tchaikovsky e Mozart estão estão no programa do sétimo concerto oficial da temporada, que será oferecido na noite dessa quarta-feira (18), pela Orquestra Sinfônica do Recife. A apresentação começa a partir das 20h, no Teatro Santa Isabel, com entrada gratuita. Mas lembrem-se: é preciso chegar uma hora antes para a retirada dos ingressos na bilheteria do TSI.
De Pyotr Ilych Tchaikovsky, será executada a Sinfonia nº 5. O compositor russo do período romântico viveu entre 1840 e 1843. Entre suas composições mais famosas encontram-se o Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, a Quarta Sinfonia e a Dama de Espadas. A outra peça escolhida pelo maestro Marlos Nobre para o programa foi Don Giovanni, do célebre compositor austríaco Wofgang Amadeus Mozart (1756-1791).
A obra foi composta por encomenda do diretor do Teatro de Praga, Pasquale Bondini, entusiasmado com o grande sucesso da ópera anterior do compositor, O Casamento de Figaro. Vejam que coisa curiosa: “Uma vez escolhido o tema da nova ópera, Mozart teve pouquíssimo tempo para o trabalho de composição. Ele concluiu a partitura final em 28 de outubro de 1787 e a estreia ocorreu, por mais incrível que pareça, no dia seguinte, 29 de outubro”, relata Marlos. Escrita originalmente em italiano, a ópera teve sucesso retumbante após sua tradução para o alemão.
Leia também:
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos
O lado alucinante da música clássica
Serviço
Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 18 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, na Praça da República
Entrada franca
Informações: 3355-3322
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR
