No Recife, tudo pronto para vacinação de crianças. Veja como será

Elogiar o que é bom não custa nada. E em matéria de vacinação contra a Covid-19, o Recife deu show de organização e criatividade. Aliás, ainda dá. Do sistema de inscrição para se imunizar totalmente informatizado ao “Caldinho da vacina”, ninguém tem o que criticar. Já tomei minhas três doses, e todas as vezes fui atendida mesmo antes da hora marcada, sem necessidade de ficar em fila. Também conferi a mesma organização quando levei algumas pessoas aos postos de vacinação. Esperamos, agora, que a ordem se repita na vacinação de crianças de cinco a onze anos.  O Recife tem 159.558 crianças nessa faixa etária, 40.261 das quais já estão cadastradas. A PCR se antecipou e, desde agosto, já tinha aberto ocadastro da criançada. Os pais ou responsáveis pelas restantes devem fazer o mesmo.  As primeiras doses chegam ao Recife na manhã da sexta (14/01).

Hoje a Secretaria de Saúde do Recife informou que tão logo cheguem as doses destinadas ao público infantil, a vacinação será iniciada. “Portanto, os pais ou responsáveis devem estar atentos para efetivar o cadastro das crianças no Conecta Recife para já deixar tudo pronto para o grande dia”. A vacinação acontecerá em locais específicos para a faixa etária e começará pelas crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. “O primeiro grupo a ser anunciado é o de crianças com doenças neurológicas crônicas e distúrbios do desenvolvimento neurológico, com priorização para crianças com Autismo e Síndrome de Down. Então esses serão os grupos de comorbidades prioritários para a vacinação. Agora a gente faz um movimento diferente do que o que foi feito nas aberturas anteriores. Já está disponível no Conecta Recife o modelo de laudo que deve ser apresentado para comprovar a comorbidade”, afirma o Prefeito João Campos (PSB). O imunizante que será utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. Não será exigida prescrição médica.

Criatividade: Na praia de Boa Viagem, está fazendo sucesso o “Caldinho da Vacina”. Quem se imunizar ganha caldinho.

Os  espaços já estão sendo preparados. Um dos locais onde haverá vacinação para crianças foi visitado pelo  prefeito João Campos (PSB): o Sest/Senat, na Avenida Beberibe.  . “Está tudo pronto, estrutura toda organizada, assim que chegar a vacina, nós vamos começar a vacinação”. Ele lembrou que “as crianças com Síndrome de Down, não precisam trazer, nem os seus responsáveis, o atestado comprovando a síndrome”. Para vacinação de criança de maneira geral não será exigido nenhuma autorização ou exigência médica, é apenas para comprovar a comorbidade, assim como foi feito no grupo de adultos.  A vacina será aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife, em centros exclusivos voltados para a vacinação de crianças.

Para comprovar a condição de comorbidade, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade. Nesse primeiro momento, será aceita – como documento comprobatório de comorbidade ou transtornos do desenvolvimento – uma declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Recife (disponível no Conecta Recife), que deve ser preenchida e assinada por médico, ou laudo médico que contenha uma das comorbidades e/ou transtornos elencados com o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição. Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficarão retidos no local. Apenas as crianças com síndrome de down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser auto referida.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação, munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência no Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência. A vacinação para crianças também vai contar com um cartão de vacinação especial para o público infantil, além da entrega de um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo em linguagem jovem e contemporânea.

Atenção: O cadastro é fundamental para que a gestão possa continuar o planejamento da imunização deste público.  Portanto, se você ainda não cadastrou sua criança tem que fazer isso logo. No ato do cadastramento, devem ser anexados comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança ou adolescente, do pai ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela. A vacinação das crianças será realizada em pontos específicos para esse público. Inicialmente, dois locais estão destinados para aplicação da dose das crianças: na sede do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), na entrada pela rua Dalva de Oliveira, 115, em Porto da Madeira, e na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), próximo à Casa do Estudante, na Cidade Universitária. Serão duas doses da vacina da Pfizer, com intervalo de oito semanas entre elas. A dose do imunizante para as crianças é menor do que para os adultos. Cada dose terá 0,2ml (equivalente a 10 microgramas). Para evitar qualquer falha na aplicação e facilitar a identificação pelas equipes de vacinação, o frasco da vacina para as crianças tem tampa laranja.

A previsão da chegada das primeiras doses de vacina para o público infantil está com desembarque previsto na manhã da sexta-feira, em Pernambuco. A informação é do Ministério da Saúde. Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (13/01), 1.447 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 13 (1%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.434 (99%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 652.670 casos confirmados da doença, sendo 55.513 graves e 597.157 leves. Também estão sendo contabilizados quatro óbitos, ocorridos entre os dias 23/03/2021 e 11/01/2022. Com isso, o Estado totaliza 20.531 mortes pela Covid-19. Os

Leia também
Fique por dentro das novas restrições em Pernambuco
Boa Viagem: Banhista que se vacinar ganha caldinho
Ômicron chega a Pernambuco
Vacina é mais vantagem: Sorteio para quem se vacinar
Influenza ataca 6.392 em Pernambuco
Hospital da Restauração: Pacientes no corredor e ao relento
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
“Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio a uma pandemia da Covid 19”
Teleatendimento para Covid e Influenza
Pernambuco não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças
Teleatendimento para Covid e Influenza
Aglomeração ou segregação?
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?
Cientistas contra carnaval: Europa é prévia do que pode acontecer no Recife
Homenagem de Bolsonaro a ele mesmo
Física da Ufpe brilha no Prêmio Nobel
Cientistas: Data nacional não pode ser usada para fomentar a violência
Cientistas: máscaras e vacinas contra variante Delta
Cientistas contestam Bolsonaro: Ciência não pode ser ignorada
Cientistas e médicos: Vidas são mais importantes do que cargos políticos
Covid-19: a terceira dose é necessária?
Conselho Estadual de Saúde quer novo lockdown
Voltar à normalidade como? Gripezinha, negacionismo, genocídio
Vacina é mais vantagem
O Lailson do “Nóis sofre mais nós goza” e o carnaval da pandemia
Réveillon terá show pirotécnico sem barulho e sem aglomeração
Mais vacinas chegando e jovens se vacinando
Pernambuco já recebeu mais de 7.700.000 doses
Recife: Menor ocupação em leitos de UTI 
Vacinas para quem  tem 23, 24, 25 e 26
Pernambuco recebe 207.200 doses
Covid-19: Pernambuco tem 1.456.569 com imunização completa
Quem tem 34 já pode se vacinar
Covid-19: Ocupação de leitos de UTI cai em Pernambuco
Vacinação contra Covid-19 vira cartão de visitas da gestão João Campos
Pandemia: Mais vacinas chegando
Mais vacinas chegando. Ainda bem.
Chega  primeiro lote da Janssen
Chega lote de vacinas para reforço da segunda dose
Covid-19: PE zera fila de leitos de UTI
Fernando de Noronha vai vacinar 100 por cento da população acima de 18 anos
Mais vacinas chegando. Ainda bem
Covid-19: PE tem recorde diário de novos casos: 6.487
Novo lote de vacinas contra a Covid-19
Vacinar é preciso. Mais um triste recorde em 2021
Mesmo com vacinação Covid-19 volta a subir em Pernambuco
Covid-19: Pernambuco tem novo recorde
Que aglomeração é essa na Igreja dos Manguinhos?
Covid: Vacina chega para quem tem 59
Novo lote de vacinas chega ao Recife
Reaceleração da pandemia impõe medidas restritivas
Covid, dengue, chicungunya,  Zika
Incidência de Covid em PE é oitava menor do país mas números absolutos preocupam
Thiago Lucas integra projeto internacional sobre a Covid-19
Sertaneja que teve bebê com Covid deixa hospital
Chega novo lote de vacinas
O mito começa a derreter?
Agreste enfrenta restrições
Sertão tem lockdown
Procon interdita bar e festa clandestina
Vacinas chegam para segunda dose
Vacinas chegam mas ficam restritas à Região Metropolitana
Pessoas com deficiência já podem se vacinar
Vacinas chegam com  71 mil doses a menos
Distribuição de máscaras e apoio ao polo de confecções do Agreste
Casos de Covid-19 batem recorde em Pernambuco
Vacinação para grávidas
Faltou mas chegou a Coronavac
Covid-19: Vacinação para quem tem comorbidade
Covid-19 leva Papai Noel
Nova remessa de vacinas chega com 92 mil doses a menos
Pandemia deixa idosos “cansados e desanimados”
Pernambuco recebe 225.150 doses
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AstraZeneca/Oxford chegam a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife e PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.