Escolha: Black Friday ou Green Friday?

Quem nunca aproveitou os preços da Black Friday? Quantas pessoas acordam cedo, e vão correndo às lojas, enfrentando filas e o maior estresse para fazer mais compras exageradas, como deve ocorrer na próxima sexta-feira (26/11)? E se ao invés do consumo muitas vezes desnecessário, você fosse curtir uma Green Friday, com direito a tudo de bom da natureza? Ver a exuberância da vegetação, o colorido das flores, o canto dos pássaros, a revoada de borboletas… Infelizmente não é em nenhum local de Pernambuco, mas bem que o Recife e outras cidades onde há ecoturismo aqui no estado poderiam copiar a ideia. Nós tempos vários municípios que exploram o ecoturismo: Taquaritinga do Norte, Goiana, Bezerros, Bonito, Buíque e que poderiam entrar no clima da Green Friday,  um movimento que surgiu em contraposição à Black Friday, para substituir o consumismo exagerado pelo consumo consciente.

A Green  Friday está valendo no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, onde se alia o turismo à conservação da natureza. Lá não se faz só ecoturismo mas, também, educação ambiental e se pratica a ciência a serviço da natureza. E isso é muito bom. Se você estiver em São Paulo, o passeio está valendo. O Legado das Águas fica no Vale da Ribeira, possui 31 mil hectares de matas preservadas, e espalha-se pelos municípios de Miracatu, Juquiá e Tapiraí. Você pode chegar por Miracatu, que fica a 138  quilômetros da capital paulista.  O Legado está propondo a Green Friday, para despertar “um novo olhar para a ação global de descontos”. Tudo para que os visitantes possam curtir momentos de contato com sons, cores e texturas da natureza. E também para estimular a conservação da Mata Atlântica, um dos biomas sob pressão eterna da especulação imobiliária e que é tido como um mais ameaçados do mundo.

No Legado das Águas, o Jardim Sensorial foi especialmente pensado para pessoas cegas ou com baixa visão.

“O consumo é ainda mais estimulado em novembro, quando há forte apelo para compras, provocando o aumento da lista de desejos. Esse comportamento não só pode ser prejudicial para a saúde financeira, mas para a saúde mental e para a natureza, de onde é tirado a maioria dos recursos para a produção de muitos desses produtos”, lembra o Legado das Águas. Depois, os excessos voltam em forma de lixo, também para a natureza. Estão aí os plásticos nos oceanos, que não nos deixam mentir, não é? Em 2021, a cada venda de ingresso e hospedagem pela Green Friday, o Legado das Águas doará duas plantas nativas, produzidas em seu Centro de Biodiversidade, para o Programa Guardiões da Mata Atlântica.

O Guardiões da Mata Atlântica é uma iniciativa do Legado que, por meio da Educação Ambiental, leva as pesquisas científicas realizadas na Reserva para alunos da rede pública de ensino, que tem como objetivo proporcionar que crianças e adolescente vivenciem o mundo natural de maneira lúdica e artística. Por meio das redes sociais oficiais do Legado das Águas, Facebook e Instagram, diariamente, do dia 22 ao dia 26 de novembro, serão anunciados os descontos promocionais de hospedagem e atividades de ecoturismo inclusos na Green Friday. E há mais novidades: a Reserva conta agora com jardim sensorial (para pessoas com baixa visão ou cegas) e também com trilhas com acessibilidade para cadeirantes.

Maravilha, essa trilha com acessibilidade no meio da natureza: olhar especial para cadeirantes

O visitante poderá se programar para realizar a atividade escolhida no mês de dezembro, de acordo com as datas disponíveis. Lembrete: os ingressos da Green Friday não são cumulativos para o réveillon, que também terá uma programação especial. As compras serão realizadas diretamente pelo site ou pelo Whatsapp da Reserva (11) 9 7278-3855. Para evitar aglomerações e zelar pela saúde e segurança de visitantes e funcionários, o Legado das Águas criou um protocolo de segurança em combate ao Covid-19 sob curadoria da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que deverá ser seguidos por todas as pessoas que visitarem a Reserva. O Legado das Águas é o braço ambiental do Grupo Votorantim.

Leia também
Legado das Águas: a Festa da natureza
Visite o Legado das Águas nas férias
Uma casa para boiar no meio da mata
Conheça melhor a palmeira Juçara, nativa da Mata Atlântica
Legado das Águas, a festa da natureza
Visite o Legado das Águas nas férias
Borboleta rara no Legado das Águas
Antas albinas mobilizam pesquisadores
Antas albinas viram estrelas internacionais
Atendendo a pedidos sobre a Aparauá
Verão: É tempo de trilha das águas 
Passeios ao ar livre para quem não aguenta mais ficar em casa
Trilhas ecológicas estão de volta
Verão: Trilhas na APA Aldeia Beberibe
A 10.000ª espécie ameaçada
Dia Internacional da Biodiversidade exige pausa para reflexão no Brasil
O Dia Mundial das Abelhas
Mata Atlântica: Pernambuco fez o dever de casa
Casas de Farinha: Turismo comunitário
Bonito ganha reforço ao turismo ecológico e terá novas trilhas
“Uma explosão de vida entre as rochas”: Chapada Diamantina
Conhecendo a Mata Atlântica
O ar refrigerado da mata sob o sol
A exuberância da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil
Pandemia e natureza: animais silvestres ocupam áreas urbanas vazias
Pandemia e a volta das capivaras
Mata Atlântica ganha viveiro para produção anual de 100.000 mudas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Legado das Águas / Divulgação/ Votorantim

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.