A Rua Nova pelos olhos de Clarissa

Estão lindas, não estão, as imagens acima? Elas foram colhidas por Clarissa Garcia, artista plástica e produtora cultural, criadora do Poço das Artes, cujas atividades – shows musicais, principalmente – estão suspensas por conta dos protocolos sanitários, ditados pela pandemia. Adivinhem só em que lugar elas foram feitas. Pensaram? Pois foram captadas, pasmem, na Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife. Uma das vias mais tradicionais da Capital, a Rua Nova poderia ser mais um cartão postal da cidade, se estivesse cuidada e preservada. Assim, como aparece nas fotos.

Clarissa reside no Poço da Panela, onde fica o seu Espaço Cultural Poço das Artes. E também seu ateliê. Com o isolamento social ditado pela crise sanitária, ela tem aproveitado o tempo para criar mais. Ela costuma fotografar cenas da cidade – janelas, sobrados, velhas mercearias, verdes quintais – que sobrevivem à especulação imobiliária. Depois, com pincel, vai dando novas cores ao que vê, lançando mão de aquarela.  Concluída a pintura à mão,  ela digitaliza o trabalho, e comercializa para  compor ambientes internos. Os trabalhos têm alta resolução, e podem ser impressos no tamanho desejado, de acordo com o ambiente.

Os trabalhos são lindos. Bananeiras, mangarás, cenas de bairros antigos e até personagens do Recife. Ela está ofertando curso de arte digital e criatividade para crianças a partir de oito anos. Mas adultos também podem se candidatar. São aulas individuais e personalizadas, levando-se em conta a personalidade, preferências e talentos de cada aluno. O valor é R$ 50 por hora/aula.

Os materiais necessários são: Para adultos, notebook com Photoshop instalado e outros materiais de arte de acordo com o interesse de cada aluno. No caso das crianças, o Notebook precisa vir com Paint 3D do Windows instalado. As aulas serão no Espaço Cultural Poço das Artes, que fica na Rua Álvaro Macedo, 54, no Poço da Panela (a mesma rua da Venda de Seu Vital). “A proposta do curso é trabalhar com diversos materiais e técnicas diferentes, como fotografia, colagem, recorte, pintura e desenho de vários tipos, finalizando com a digitalização”, diz a artista. Informações pelo e-mail clarissa.garcia63@gmail.com. Ou pelo telefone 998171464.

Leia  também:
#RecifeEmergênciaClimática: Rua Nova
O Poço das Artes de Clarissa Garcia
A arte de fazer arte na pandemia
Os novos artistas da pandemia
Mulher de Bigode agita o Poço
Jazz, MPB e Mulher de Bigode no Poço
Pérolas para Jobim no Poço da Panela
Poço das Artes movimenta bazar
Geraldo Maia canta o Nordeste e Portugal
Os 60 anos de Geraldo Maia no Poço da Panela: “A minha história sou eu”
Geraldo Maia: voz e violão no Poço
O Breu e a luz de Geraldo Maia
Chorinho movimenta Poço da Panela
Música sem fronteira no Poço das Artes
Música portuguesa com certeza
Som de Cabo Verde no Poço das Artes
Poço das Artes retoma as noitadas musicais
Chorinho no Poço da Panela nessa sexta

Textos: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Clarissa Garcia / Divulgação / Poço das Artes

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.