“É brincando que o bebê se conhece, conhece o outro e o mundo em que vive”

Haja superação. Em 2020, Tetê Brandão passou por uma delicada e demorada operação, que durou 13 horas. Tudo para a retirada de um tumor no cérebro. “Foi uma cirurgia muito complexa, mas um ano depois estou aqui viva, tudo que preciso para ser feliz”, comemora. Nesta semana, Tetê tem mais um motivo para festejar. No próximo sábado (23/01), ela lança o livro O brincar, a vida dos bebês: um diálogo sobre como brincam os bebês no sábado. Lançado no ano passado em formato e-book, a obra ganha versão impressa pela Editora Vacatussa.

Infelizmente o lançamento não poderá ser presencial, devido à pandemia. Ocorrerá, portanto, de forma virtual, através de uma live na rede social Instagram, através do perfil da editora Vacatussa (www.instagram.com/vacatussa.editora). A data escolhida é simbólica. “Porque foi no dia 23 de janeiro de 2020 que a autora dava entrada numa sala de cirurgia para a retirada do tumor no cérebro, dando início a uma história de superação e de nova percepção sobre a vida”, informa a Vacatussa.
A obra é um breve guia para orientar pais e mães, como profissionais de educação (professores, escolas e auxiliares de creches), sobre as necessidades das crianças e sobre a importância das brincadeiras para suas várias fases de desenvolvimento.

A abordagem da autora vai desde o nascimento do bebê até os dois anos. No livro, Tetê Brandão percorre cada uma das fases do brincar, fala sobre seu desenvolvimento, sobre os brinquedos e os objetos adequados para cada momento, os espaços e o papel do adulto.

É ela quem explica:

O livro é um material para auxiliar famílias e educadores para brincar com bebês. Afinal, o brincar é a vida do bebê. É brincando que o bebê se conhece, que conhece o outro e o mundo em que vive. Brincar é vínculo. E vínculo é necessário para viver em sociedade.

A edição é toda recheada com fotos, como uma forma de ilustrar com exemplos o que é dito no texto. O livro ajuda o leitor a ter um panorama do apaixonante percurso  que se percorre ao longo do desenvolvimento dos pequenos. “Uma leitura estimulante para nos fazer observar com olhos aguçados o que os bebês estão fazendo, nos indagar sobre o que significa o brincar para eles”, informa Thiago Corrêa Ramos, editor da Vacatussa.

Tetê é arquiteta de formação. Mas o convívio com crianças, as contações de histórias, a organização de recreações terminaram levando-a a optar pelo trabalho com o público infantil. “Acabei me profissionalizando”, conta. Fez curso em São Paulo por dois anos, e como o marido toca violão passou a ajudá-la em apresentações, com a dupla Uniduni Tetê. Depois, surgiu o espaço Casa das Asas,  a especialização em educação infantil, as oficinas com bebês, o mestrado, o livro. Para os pais, principalmente os de primeira viagem, um verdadeiro achado.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro O brincar, a vida dos bebês: um diálogo sobre como brincam os bebês
Autora: Tetê Brandão
Como : Como? Live com a autora Tetê Brandão, com mediação do jornalista Thiago Corrêa Ramos
Quando? Dia 23 de janeiro, de 16h às 17h
Onde? Instagram (https://www.instagram.com/vacatussa.editora/)
Preço: R$ 29,00
Vendas: www.vacatussa.com.br

Leia também:
Vacatussa na Academia
Você tem fome de quê? De livros
Miró estreia livro infantil: Atchim
A primeira bebeteca do Recife
Cadê Miguel? O menino que esqueceu de ver o mundo, de olho no celular
Bonecos de pano, livro e imaginação
Embaixadora tem  livro premiado
A onça da Bossa Nova e o acordeão “do amor e da esperança”
Usina de Imagens: escola de formação de ilustradores
A designer dessa pilha de livros
O herói de sete cores
O segredo de Fábio: Mata e mar em livro
Nostalgia: Os livros de Monteiro Lobato
Dia do Livro: Coleção de estimação
Pandemia não inibe produção de livros
Não perca “O peru do cão coxo”
HQ na Academia Pernambucana de Letras
Poesia oral tem nova cara
Carlos Pena dos “desejos presos”na APL
Cícero Belmar agora é imortal
Livros e academia mobilizam escolas
Cultura geek chega na Academia

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.