Capibaribe, Aurora e Jardim do Baobá

E ainda tem gente que dá as costas para o Capibaribe. Pois o passeio pelo Rio, do Olha! Recife, não chega para quem quer. É abrir as inscrições, e a lotação esgota logo. Normalmente em menos de meia hora. Todo mundo quer ver o Recife pelo avesso, a bordo de um catamarã. E sem pagar, um tanto melhor. As vagas para o passeio no barco somam cem. Mesmo com lotação esgotada,  tem gente que fica insistindo, termina conseguindo entrar de última hora, quando aparece alguma desistência. As inscrições para esse tipo de passeio, patrocinado pela Prefeitura, acontecem às sextas-feiras, a partir das nove da manhã.

Neste sábado o passeio vai ser muito especial. Porque ao invés de fazer o clássico roteiro do Centro – sob as pontes e passando pelo Marco Zero – o catamarã levará recifenses e turistas ao Jardim do Baobá, que normalmente é contemplado apenas em terra firme.  Os participantes vão conhecer melhor o Rio Capibaribe e descerão no Jardim do Baobá, primeiro trecho implantado do Projeto Parque Capibaribe. O espaço público municipal fica no bairro das Graças, às margens do Rio. A bordo, os participantes passarão pelo bairros de Santo Antônio, Boa Vista, Coelhos, Derby, até chegar ao Jardim.  A saída do barco ocorre às 9h desse sábado, do Cais das Cinco Pontas. Mas só tem  direito ao passeio quem se inscreveu.

No domingo (10), a caminhada irá percorrer a Rua da Aurora, que margeia o Capibaribe. Segundo alguns escritores pernambucanos, é a mais recifense das ruas. Na via serão observadas as construções históricas, uma relíquia da época dos cinemas de rua (Cine São Luiz), obras de arte que estão em seu percurso, e os palacetes e sobrados que denunciam o passado da cidade. A caminhada irá ao Palácio Joaquim Nabuco,  Ginásio Pernambucano, Cais da Aurora e o Monumento ao Frevo. As caminhadas oferecem 50 vagas por passeio,  mas sempre aparecem agregados, o que não tem problema, já que como o roteiro é ar livre, não tem limite de lotação como ocorre no barco.  Anote aí  Para o sábado e o domingo, as vagas são normalmente abertas às sextas-feiras, a partir das 9h.  Elas são feitas por meio do site www.olharecife.com.br. É importante que ao se inscrever, o participante se programe para levar no dia do passeio, um quilo de alimento não-perecível. Tudo que é arrecadado é direcionado para instituições sem fins lucrativos.

Serviço:
Olha! Recife no Rio
Dia: 10/06 Hora: 9h
Tema: Jardim do Baobá
Saída: Cais das Cinco Pontas (Bar do Catamarã) 
Olha! Recife a Pé
Dia: 11/06
Hora: 9h
Tema: Rua da Aurora
Saída: Praça do Arsenal – CAT

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.