Haja gente sem educação. Privatizada, com equipamentos de primeiro mundo e condições de tráfego que nem de longe lembram a buraqueira de rodovias estaduais e federais, a Concessionária Rota dos Coqueiros padece de um mesmo mal das BRs e PEs: lixo atirado por motoristas em vias públicas. É papel, é latinha de refrigerante, garrafas PET, tudo atirado dos automóveis que circulam na via pedagiada, que dá acesso às praias do Litoral Sul e à Reserva do Paiva.
Balanço do montante recolhido este ano, pela equipe de manutenção – entre os 6,5 quilômetros do Sistema do Paiva – mostra números que impressionam: nada menos de 117 toneladas de resíduos sólidos. Entre os itens encontram-se metais, papéis, plásticos, lixo orgânico, alguns passíveis de provocar acidentes como cascas de banana, que provocam queda em pedestres.. Para manter tudo em ordem, são realizadas diariamente atividades de varrição, limpeza de pista e recolhimento de resíduos.

E a operação de limpeza é cara, porque o lixo é muito. Ano passado, foi investido total de R$ 731 mil com manutenção, conservação da via, estrutura, segurança e ações de sustentabilidade. “Mais que fazer a limpeza do Sistema, nossa preocupação também é com a segurança viária dos usuários que passam pela via”, adianta a gerente geral da Rota dos Coqueiros, Rafaela Elaine. Segundo ela, todo o material recolhido na pista ou entorno dela é separado, pesado e armazenado em uma área, antes de seguir para a coleta seletiva do município ou a empresa que realiza destino de resíduos.
Além dos serviços na via, a Primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco e a primeira PPP de rodovias do País também realiza diversas ações de responsabilidade, ao longo do ano, no entorno do Sistema. Mês passado, por exemplo, realizou dois mutirões de limpeza, na orla de Barra de Jangada, para recolher resíduos deixados na praia por usuários. Foram coletados 237 quilos de lixo. Entre os itens, latinhas de refrigerante, garrafas PET, embalagens em geral. Na ação chegaram a encontrar uma televisão e um colete salva-vidas na natureza.
Leia também:
Cuidado com os bichos na pista
Dia do Ciclista na Rota dos Coqueiros
Dia da Gentileza na Reserva do Paiva
Festival de Jazz na Reserva do Paiva
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação