Cenários do cinema no Olha! Recife

Compartilhe nas redes sociais…

 Depois da paradinha estratégica, no último final de semana devido às eleições, o Projeto Olha! Recife está de volta, para alegria daqueles que tanto gostam de passear e conhecer melhor nossa cidade. Os roteiros acontecem nos dias 13, 14 e 17. E, devido ao feriado de 12 de Outubro, as inscrições serão feitas nessa quinta-feira (11), a partir das nove horas. O site é o de sempre: www.olharecife.com.br. Os roteiros serão quatro e contemplam desde a presença protestante no Recife até locações de filmes como Lisbela e o Prisioneiro, Amarelo Manga e Árido Movie. São passeios não muito habituais no Olha! Recife.

Na manhã do sábado (13), o passeio de catamarã será dedicado às pontes do Capibaribe. No trajeto, desfilarão sobre os participantes, as pontes da região central da cidade cercadas de  edificações históricas, igrejas, monumentos e manguezais. À tarde, o trajeto de ônibus vai fazer um panorama pelo movimento protestante no Recife, visitando algumas das primeiras congregações instaladas na cidade e seus  templos, os quais se destacam na paisagem.

Pátio de Santa Cruz, que serviu de locação para vários filmes, está no roteiro do Olha! Recife da quarta-feira.

No roteiro sobre igrejas evangélicas, haverá  visitas aos seguintes templos:  Igreja Presbiteriana da Boa vista, Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, Paróquia Luterana de Casa Amarela, igreja Batista da Capunga e Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana.   No domingo (14), o passeio a pé percorrerá a Avenida Rosa e Silva, observando o conjunto de construções ecléticas, neoclássicas e modernistas da avenida. O casarão do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos (1792) .

Ainda na Rosa e Silva, está incluído no roteiro o casarão que fica na esquina da avenida com a Rua Amélia.  A mansão é um retrato da opulência  da agroindústria do açúcar, no início do século passado. Ela pertenceu  ao “Coronel” Antônio Ferreira da Costa Azevedo, mais conhecido como “Seu Tenente”, dono da histórica Usina Catende. A indústria chegou a ser considerada a maior usina do Brasil e da América Latina. Tinha até estrada de ferro (140 quilômetros). Já o trajeto a pé da quarta-feira (17), será dedicado a locais que já foram locações cinematográficas no Recife como os filmes, Baile Perfumado, Árido Movie, Lisbela e o Prisioneiro, Amarelo Manga e outras produções. Além dos locais, será apresentado um pouco da história do cinema local e de antigas salas que hoje são estabelecimentos comerciais.

Leia também:
Relíquias religiosas da Rua da Conceição
Com Hans, entre o barroco e o rococó
Minha tarde no Olha! Recife
Olha! Recife: roteiro sobre o Dom da Paz
Cine Glória: Art Nouveau e decadência

Serviço:
Olha!Recife no Rio (Sábado)
Sob as pontes do Recife

Dia: 13/10
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas

Olha!Recife de ônibus (Sábado)
História do Protestantismo no Recife

Dia: 13/10
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha!Recife a pé (Domingo)
Avenida Rosa e Silva dos velhos casarões

Dia: 14/10
Hora: 9h
Saída: entrada principal do Parque da Jaqueira, na Rua do Futuro

Olha!Recife a pé (Quarta-feira)
Cinemas e Cenários

Dia: 17/10
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Continue lendo

One comment

  1. Participei da caminhada do dia 17 sobre Cinemas e Cenários, foi uma viagem ao tempo… O guia Everaldo Junior foi excelente, super preparado, nos prendeu com seu saber. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.