Covid-19: Números voltam a subir e Pernambuco tem subvariante da Ômicron

Ave Maria. São João é muito bom, mas… sinceramente, é temerário o que possa vir das grandes aglomerações, como as que estão ocorrendo no município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Eu tenho a mania de registrar, diariamente, os números da Covid-19 em Pernambuco, desde que a pandemia começou.  Mas entre maio e junho, eles foram decrescendo, decrescendo, até que parei de anotar. Em 2 de maio, por exemplo, foram notificados 110 casos da infecção no Estado. É quase nada, quando já registrara datas, como 2 de fevereiro de 2022 que acusara 7.806 então novos casos da doença. Agora, como as ocorrências voltaram a subir, comecei a anotar de novo.

Recomecei a salvar os números oficiais desde o dia 16 de junho, quando foram notificados 1.428 casos. Tomei um susto. Na terça (21/6), o susto foi pior: eles eram 2.195.  E maior ainda, na quarta (22/6), quando os registros diários da Secretaria Estadual de Saúde já tinham subido para 2.417. Ou seja, não dá para brincar. Máscara sempre é melhor. Higienização das mãos, também. E ficar em casa ao menor sintoma de gripe. Pode ser a Ômicron de novo.  E agora já foi identificada uma nova subvariante, a BA.5 da Ômicron em Pernambuco. O coronavírus   ” buscapé” começou a  aperrear de novo.

A confirmação da BA.5 foi feita hoje, após trabalhos de sequenciamento genético realizados pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Nesta rodada, 146 amostras positivas para a Covid-19, coletadas entre janeiro e junho, foram processadas. Destas, nove foram identificadas como da BA.5.  Os genomas foram de coletas realizadas entre 26/05 e 1º/06 em pacientes residentes dos municípios de Macaparana (1), Recife (7) e São Bento do Una (1). Detalhe: apenas dois dos examinados estavam com o esquema vacinal completo. Um paciente havia tomado apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 e os demais estavam com doses de reforço em atraso. Seis foram assintomáticos e outros três apresentaram sintomas. Ou seja, vacina logo  e sempre!

É preciso se prevenir usando vacina e máscara, mas evitando deixá-la nas ruas. Infelizmente é o que se tem visto.

Os demais genomas processados também foram da linhagem Ômicron, com coletas realizadas entre janeiro e junho, em pacientes residentes dos municípios de Barra de Guabiraba (1), Camaragibe (2), Caruaru (1), Garanhuns (3), Jaboatão dos Guararapes (7), Olinda (6), Paulista (2), Recife (104), Salgueiro (7), Vitória de Santo Antão (1), além do arquipélago de Fernando de Noronha (3). Na semana passada, Pernambuco já havia confirmado a circulação da subvariante BA.4 da Ômicron no Estado. Neste novo sequenciamento, 38 amostras foram identificadas como da sublinhagem BA.4. A Secretária Executiva de Vigilância Sanitária da SES-PE, Patrícia Ismael alerta:

“Continuamos atentos à vigilância genômica do novo coronavírus, monitorando frequentemente a circulação das variantes no território pernambucano. A entrada das sublinhagens BA.4 e BA.5 reforça ainda mais a importância da vacinação contra a Covid-19, inclusive das doses de reforço. Importante lembrar que Pernambuco já autorizou a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 nas pessoas a partir dos 40 anos de idade. Estas doses proporcionam o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, ampliando a proteção e reduzindo a chance de infecção ou reinfecção, assim como formas graves da doença e óbitos.

De acordo com os números da SES -PE , hoje foram registrados 2.417 novos casos da Covid-19 em PE, elevando-se para 960.890 os pernambucanos que já enfrentaram a Covid. Foram registrados seis óbitos. Agora são 21.886 as vidas perdidas para a pandemia. Ou tristeza, meu Deus!

Leia também
Pandemia: Restrições são reduzidas
Liberado o uso de máscaras ao ar livre
Cai o uso de máscaras em ambientes fechados
Covid bate recorde dos recordes
Passaporte vacinal chega pelo WhatsApp
Não vá atrás de conversa fiada. Mantenha o uso da máscara e vacinas em dia
Covid-19: Teste só com agendamento e comprovante de residência
À espera do teste  rápido na farmácia
Ômicron acelera em Pernambuco e números só fazem subir
Casos de Covid batem novo recorde
Crianças com cinco anos já podem se vacinar
Veja onde testar para a Covid-19
Influenza infecta 9.711e já matou 203 em Pernambuco
Covid: Novidade na testagem e vacinação para crianças a partir de oito
Pernambuco libera o uso da Coronavac para crianças
Pandemia: Preços abusivos e falta de cidadania
Leitos para crianças com SRAG
Ômicron já é prevalente em P
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
Ômicron chega a Pernambuco
Pernambuco recebe 60 mil doses pediátricas
No Recife, tudo pronto para vacinação em crianças. Veja como será.
Fique por dentro das novas restrições
Boa Viagem: Banhista que se vacinar ganha caldinho
Ômicron chega a Pernambuco
Vacina é mais vantagem: Sorteio para quem se vacinar
Influenza ataca 6.392 em Pernambuco
Hospital da Restauração: Pacientes no corredor e ao relento
Ômicron ainda não marca presença em Pernambuco. Mas não dá para relaxar
“Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio a uma pandemia da Covid 19”
Teleatendimento para Covid e Influenza
Pernambuco não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças
Teleatendimento para Covid e Influenza
Aglomeração ou segregação?
Carnaval: Há como evitar aglomeração? O que dizem os cientistas?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife  (SES)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.